belgo protec

Entenda por que usar a Belgo Protec® na sua empresa

No segmento industrial, quem não toma os devidos cuidados com a segurança, pode ter grandes dores de cabeça. Afinal, um simples acidente pode paralisar a linha de produção e afetar seus resultados. E você não quer que isso aconteça, não é mesmo?

Portanto, além de assegurar o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), é necessário investir nas proteções físicas fixas e móveis estabelecidas pelo Ministério do Trabalho na Norma Regulamentadora 12 (NR 12).

O documento, atualizado a partir da Portaria Nº 916, de 30 de julho de 2019, determina que a empresa assegure a integridade de seus colaboradores e equipamentos. Para tanto, exige informações completas sobre o ciclo de uso de peças e sistemas industriais — desde as etapas iniciais de instalação até a utilização, manutenção e eliminação. 

E para garantir uma efetiva adequação a tais requisitos, não há segredos: basta adotar os produtos da Belgo Protec® em sua empresa. No artigo de hoje falaremos mais sobre essa linha e como ela pode ajudá-lo a otimizar sua gestão de riscos. Acompanhe!

O que é a linha Belgo Protec®?

A Belgo Protec® é uma linha completa de barreiras físicas que foi desenvolvida pela Belgo Bekaert Bekaert Arames com uma equipe especializada em projetos industriais. Os produtos que a integram cumprem as diretrizes da NR 12 e visam garantir a segurança no ambiente de trabalho

Os sistemas comercializados têm fácil manuseio e alta adaptabilidade. Por serem modulares, possibilitam cortes e dobras, conforme a necessidade de customização. Facilitam, portanto, o processo de instalação, que torna-se mais rápido quando comparado ao de proteção plástica.

No mais, pelo fato de os produtos terem um elevado grau de transparência, possibilitam a realização da inspeção visual sem necessidade de retirar o módulo de proteção. Dessa forma, as manutenções periódicas são simplificadas e a operação se torna mais segura. 

A rotina de limpeza também é aprimorada, já que basta fazer uma checagem visual para descobrir se há acúmulo de material e limpar a região, evitando a presença de peso morto e consequente comprometimento da estrutura.

A durabilidade e a resistência são outros dos benefícios da linha. Quem adota a Belgo Protec® garante as propriedades mecânicas dos produtos por muito mais tempo — o acabamento dos materiais oferece, inclusive, proteção e intempéries —, otimizando o orçamento destinado à aquisição de sistemas de proteção. 

Além dessas vantagens, há também a flexibilidade nas cores dos produtos. A linha Belgo Protec® pode ser adquirida na cor amarela (ideal para sinalização de segurança e advertência) ou preta (que tem maior visibilidade). Há, ainda, a possibilidade de combinar ambas as cores, conjugando alerta visual e transparência. 

Quais produtos fazem parte da linha Belgo Protec®?

Tendo em vista a diversidade do setor industrial, torna-se necessário desenvolver mercadorias diferentes para cada segmento. Com esse intuito, a Belgo Protec® se subdivide em duas categorias. Conheça melhor cada uma delas!

Módulos de proteção para correia transportadora

Essa categoria consiste em uma barreira física aplicada lateralmente nos sistemas de correias transportadoras. Os seus componentes são:

  • módulos sem pontas e com curvaturas em “V” para enrijecimento mecânico;
  • postes com base metálica (fixação com parafusos chumbadores) ou com suportes metálicos (instalação por meio do suporte metálico soldado na estrutura da correia transportadora);
  • tampas com proteção anti-UV;
  • fixadores poliamida, de aço ou alumínio;
  • parafusos em aço inox  e rabicho de segurança, que tem por finalidade sustentar o cabo de emergência.

Os módulos de proteção para correia transportadora têm largura de 1.500 mm. Essa característica, somada ao baixo peso, garante uma boa ergonomia, facilitando a remoção dos módulos para limpeza e manutenção. Vale destacar, ainda, que é possível liberar um dos lados de travamento, que adquire função pivotante, permitindo que os operários tenham mais espaço e segurança para trabalharem.

Em relação à composição, os módulos e postes são feitos em aço galvanizado e passam por um revestimento na mais moderna câmara de pintura do país. Esse processo é responsável por conferir ao produto elevada vida útil — tornando-o 3x mais durável que proteção plástica.

Painéis de proteção para máquinas e equipamentos

A categoria do gradil de proteção é composta por:

  • painéis; 
  • postes com base metálica (fixação com parafusos chumbadores); 
  • acessórios de fixação; 
  • portões pivotantes e corrediços. 

Os painéis e postes também são feitos em aço galvanizado e, assim como no módulo citado anteriormente, têm revestimento com pintura eletrostática em poliéster — que garante maior durabilidade.

A largura dos painéis é de 2.500mm e a altura varia de 1.500mm a 2.000mm. Os postes, por sua vez, têm altura entre 1.580 e 2.080 mm, com seção de 40 x 60 mm e base metálica de 150 x 150 mm. 

Com malhas adequadas à NR 12, o gradil impede o acesso inapropriado às zonas perigosas. Dessa forma, os equipamentos e as máquinas operam com uma distância de segurança, sem que funcionários e pessoas desavisadas se coloquem em risco. As suas opções são:

  • Malhas 10 x 200 mm — distância de segurança = 80 mm;
  • Malhas 20 x 200 mm — distância de segurança = 120 mm;
  • Malhas 50 x 200 mm — distância de segurança = 850 mm.

A circulação dos funcionários, nas devidas áreas, é proporcionada pelos portões pivotantes e corrediços. Eles podem ter folha única ou dupla e são preparados para receber dispositivos de segurança, como chaves e intertravamento.

Como funciona o suporte da Belgo?

Já imaginou ter uma assistência personalizada para ajudá-lo na escolha e montagem de um sistema de proteção? Pois bem, além de vender produtos de extrema qualidade, a Belgo também oferece esse tipo de serviço aos clientes.

Basta enviar o seu projeto para time da Belgo que os especialistas indicarão qual é o produto mais adequado a ele, tendo em vista a distância indicada, os riscos aos trabalhadores, a adequação à NR 12 e as suas ressalvas.

No mais, quando necessário, a Belgo realiza um treinamento voltado para instalação do sistema em sua empresa. Em outras palavras, quem adquire os produtos da Belgo Protec® tem acesso a uma consultoria que ensina as melhores práticas do mercado. 

A Belgo Bekaert é uma marca reconhecida que tem soluções completas e com um preço competitivo — e com a linha Belgo Protec® não é diferente. Como você pôde perceber, os sistemas comercializados contam com um atendimento exclusivo, respeitam todas as exigências normativas e ainda apresentam inúmeras vantagens técnicas. 

Viu como a Belgo Protec® é a solução ideal para garantir a segurança em sua empresa? Entre em contato com a nossa equipe e inicie agora mesmo uma parceria de sucesso!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.