Como a Belgo pode ajudar a sua empresa a se adequar à norma NR-12

adequar à norma nr 12

A CLT exige que as empresas cumpram 36 Normas Regulamentadoras (NRs) a fim de garantir segurança, saúde e bem-estar aos colaboradores. A Norma Regulamentadora número 12 (NR-12), em específico, trata da “Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos”, auxiliando a prevenir acidentes no trabalho.

O documento, atualizado a partir da Portaria Nº 916, de 30 de julho de 2019, versa sobre a análise de risco dos projetos (mecânico, elétrico, documentação etc.) e impõe a adoção de barreiras físicas fixas e móveis no ambiente industrial.

Um passo importante para se adequar à NR-12 é firmar parcerias com fornecedores que tenham domínio acerca da lei de suas e aplicações. Para nos aprofundarmos na questão, consultamos Rogério Marinho, que é Engenheiro de Projeto da Belgo Bekaert Arames — referência no mercado brasileiro de fabricação de arames há mais de 20 anos. Acompanhe!

Quais são as máquinas que precisam de barreira física? 

Rogério aponta que, de acordo com a NR-12, todo equipamento que apresenta um ponto de esmagamento, agarramento, movimento, prensa, corte etc. precisa ser protegido e estar adequado à norma.

De acordo com o Engenheiro de Projetos, uma das alternativas possíveis nos casos das prensas, por exemplo, é a instalação de uma cortina de laser que faz com que o equipamento pare de funcionar quando alguém se aproxima. 

Outra saída é colocar uma tela que permite visualizar o funcionamento do equipamento, mas impede o acesso à área de risco. Tudo isso depende, é claro, da funcionalidade da máquina em questão. 

De quais formas a Belgo pode ajudar sua empresa a se adequar à NR-12?

A Belgo Bekaert tem uma unidade especializada na NR-12, o que potencializa a sua contribuição com as empresas que precisam se adequar à norma. Uma de suas soluções consiste no fornecimento de um material desenvolvido especialmente para atender o que é exigido pela lei, a partir de estudos dedicados e testes rigorosos. 

A Belgo também oferece suporte ao cliente ou projetista caso apresentem alguma dúvida sobre a aplicação de proteções físicas na etapa de planejamento do projeto ou na fase de implantação das barreiras — a depender das necessidades apresentadas nesse processo. 

Entenda melhor cada uma dessas propostas a seguir!

Belgo Protec

De acordo com o Rogério, a Belgo Protec® é uma solução completa em barreiras físicas que protegem máquinas e equipamentos e bloqueiam o acesso inadvertido dos funcionários a áreas restritas, promovendo maior segurança no trabalho. Desenvolvida pela Belgo Bekaert Bekaert Arames com uma equipe especializada em projetos industriais, ela está 100% adequada à NR-12. 

Essa linha é composta por duas categorias, a serem aplicadas em diferentes segmentos do setor industrial: 

  • módulos de proteção para correia transportadora — contém módulos, postes, tampas com proteção, e fixadores e parafusos;
  • painéis de proteção para máquinas e equipamentos— contém painéis, postes, acessórios de fixação e portões pivotantes e corrediços.

As barreiras comercializadas têm diferentes dimensões e variam de acordo com o risco detectado. Todos os formatos possuem fácil manuseio e alta adaptabilidade, além de um elevado grau de transparência

Com isso, é possível acompanhar uma série de operações com facilidade. Afinal, a rotina de limpeza e a manutenção podem ser realizadas sem a necessidade de retirar o módulo de proteção.

Rogério também destaca o acabamento das telas com material galvanizado e pintura eletroestática em poliéster, que proporciona maior resistência e aumento da vida útil do produto

Então, caso seja necessário e trocar o material, o aço pode ser reutilizado posteriormente, visto que terá suas propriedades mecânicas preservadas. Isso gerará um menor impacto ao meio ambiente e um excelente custo-benefício

Por fim, vale citar a variedade de cores em que as barreiras são produzidas. A cor amarela destaca a sinalização de segurança e advertência, enquanto a preta traz uma maior visibilidade do equipamento. 

Consultoria

A definição do melhor tipo de proteção a ser utilizada em cada caso parte de uma detalhada análise de risco, que deve ter o respaldo de especialistas do segmento. É nessa etapa que são indicados os riscos referentes a cada tipo de maquinário e a distância que a barreira física deve ficar. 

Segundo Rogério, a norma não exige um elemento específico para constituição das barreiras e, como existem diversas opções, até mesmo em produções caseiras, saber qual é o mais adequado pode ser desafiador.

E é nesse momento que entra a expertise da Belgo. Engenheiros especialistas na norma e trabalham com o desenvolvimento de produtos fazem visitas técnicas ao local e ajudam a avaliar as melhores soluções, conectando as opções viáveis às exigências da norma e explicando como a proteção deve ser construída, por exemplo.

Esses profissionais também dão orientações de como usar o material e como racionalizá-lo, fomentando o consumo consciente e econômico nas empresas. 

Cabe destacar que o processo de adequação é válido para qualquer indústria, mesmo para aquelas que ainda não foram auditadas pelo Ministério do Trabalho. 

Treinamentos

Em alguns casos, a Belgo também faz treinamentos com as equipes de campo, ensinando como fazer a instalação correta da barreira de acordo com as exigências da norma. 

Os profissionais mostram como manusear o material, quais são as ferramentas adequadas e as técnicas corretas para que não aconteçam acidentes durante o procedimento. Eles explicam, ainda, a maneira mais eficaz de fazer uma retirada rápida e com segurança, ou seja, com baixo tempo de parada e menor exposição dos trabalhadores. 

A Belgo faz parte da seleta lista de bons fornecedores para se adequar à norma, porque além comercializar uma linha completa, oferece um suporte exclusivo para a definição da melhor proteção e instalação adequada da barreira. 

Portanto, para evitar quaisquer problemas por não se adequar à NR-12, escolha a Belgo Protec®. Essa é mais uma solução da Belgo Bekaert que vai ajudar você a alcançar os melhores resultados em seu negócio.

Gostou do nosso texto de hoje? Conseguiu visualizar os benefícios da Belgo Protec®? Então, o que está esperando? Entrar em contato conosco e comece a promover a adequação da sua empresa agora mesmo!

Powered by Rock Convert
Deixe um comentário