Dramix: o que é e quais as vantagens de sua aplicação?

dramix

O setor da construção civil está em constante evolução, visto que precisa acompanhar as exigências da sociedade por segurança, eficiência e sustentabilidade. Dessa forma, novos materiais e novas técnicas são desenvolvidos, auxiliando engenheiros e projetistas a entregarem obras de excelência para a população.

Esse é o caso do Dramix®, — as fibras de aço para concreto da Belgo Bekaert Arames. Elas são a solução de reforço para construções que precisam ser altamente resistentes a impactos e cargas elevadas. Desenvolvidas com a tecnologia amplamente reconhecida da Belgo Bekaert, as fibras proporcionam o desempenho necessário para que o empreendimento tenha sucesso.

Quer saber mais sobre as fibras de aço Dramix® e quais são as vantagens que a sua aplicação confere às estruturas? O engenheiro Thiago Fioravanti, coordenador técnico da unidade de construção civil da Belgo Bekaert, nos ajuda a entender mais sobre o assunto. Acompanhe!

O que é o Dramix® e qual a sua aplicação?

A linha Dramix® consiste em pequenos segmentos de arame da Belgo Bekaert Arames, produzidas a partir de fios de aço trefilados, que têm como matéria-prima o Fio Máquina ArcelorMittal. Elas são comercializadas em diversos diâmetros e comprimentos (diâmetro: 0,55 mm, 0,62 mm, 0,75 mm, 0,90 mm e 1,05 mm; comprimento: 30 mm, 35 mm, 50 mm e 60 mm), a depender da aplicação que tiverem.

Sua função é reforçar o concreto, substituindo parcialmente ou completamente a armadura tradicional em construções que estejam apoiadas em bases elásticas, sistemas de fundação, pisos estaqueados e pisos elevados. Sendo assim, o Dramix® pode ser utilizado nas mais diversas estruturas de alta solicitação, tais como:

  • pisos e pavimentos industriais (leves e pesados);
  • radiers e capas de compressão;
  • pisos jointless (sem juntas);
  • pisos comerciais;
  • fundações usuais;
  • barreira de fluidos;
  • capeamento jointless;
  • pavimentos portuários;
  • pistas de aeroportos;
  • concretos submersos;
  • galpões autocortantes;
  • pisos estaqueados;
  • estabilização de taludes e encostas;
  • estruturas resistentes a explosão (mineração);
  • revestimentos de túneis (concreto projetado e anéis segmentados);
  • elementos pré-fabricados (tubos de concreto, refratários, placas, cofres etc.).

Quais as vantagens em utilizar Dramix® no concreto?

A principal vantagem do uso das fibras de aço Dramix® nas construções é proporcionar o ganho de tenacidade do concreto, principal efeito decorrente da resistência residual. Ela se refere à resistência que as fibras de aço conferem ao concreto, mesmo após a fissuração da matriz, explica Thiago.

Ou seja, o concreto misturado com fibras de aço tem tenacidade e ductilidade, — podendo suportar maiores impactos e carregamentos atuantes, além da capacidade de deformação —, acomodando-se bem às circunstâncias de uso durante longos períodos de tempo. Sendo assim, há elevado controle de fissuração, aumento da resistência à fadiga e melhor desempenho.

Mais detalhadamente, podemos citar as seguintes vantagens do uso das fibras de aço Dramix® no concreto:

  • pisos industriais: garantem um controle de fissuração superior ao dos sistemas tradicionais, além de proporcionar maior estabilidade e integridade às juntas e placas maiores;
  • túneis: o concreto projetado com Dramix® agiliza o processo executivo, garantindo segurança à obra, principalmente por melhorar propriedades do concreto, como transformar a ruptura frágil em ruptura dúctil;
  • tubos de concreto: as fibras de aço permitem um aumento de produtividade pela redução de mão de obra e elimina cortes e perdas de aço no processo de fabricação;
  • radiers: as fibras de aço podem ser aplicadas para substituir as armaduras convencionais de aço;
  • capas de compressão: nesse caso, as fibras de aço Dramix® substituem as telas convencionais, conferindo, às capas, maior segurança no combate aos efeitos da retração;
  • anéis segmentados para revestimento de túneis: a substituição das armaduras convencionais por fibras de aço para anéis pré-fabricados em revestimentos de túneis escavados TBM (Tunnel Boring Machine) agiliza o processo de fabricação, mantendo a capacidade de carga dos anéis e proporcionando maior durabilidade e resistência, tanto na fabricação, estocagem e transporte dos anéis como durante o processo executivo;
  • agronegócio: indicadas para pisos de secagem e armazenamento de grãos (silos), armazenagem do maquinário agrícola, confinamento do gado, galpões de frigoríficos etc., as fibras conferem maior eficiência nos diversos processos agropecuários.

A substituição das telas soldadas convencionais significa um ganho econômico substancial à obra, pois as fibras de aço misturadas ao concreto podem reduzir espessura e as juntas nas construções. Com isso, tem-se uma otimização da quantidade utilizada de concreto e, também, maior agilidade na execução da obra.

Como você pode imaginar, um grande benefício proveniente da durabilidade e da praticidade promovidas pelas fibras de aço Dramix® é a economia de tempo e de recursos que o seu uso proporciona. Isso gera uma redução nos custos totais, visto que a manutenção, no decorrer dos anos, será menos frequente.

De acordo com Thiago, a sua fácil e rápida aplicação elimina o bombeamento de concreto, bem como o uso de materiais auxiliares (espaçador para suporte de tela soldada, por exemplo) e aumenta a racionalização do canteiro de obras.

Tudo isso proporciona um ganho de produtividade considerável, pois o tempo total de execução da obra é reduzido.

Quais são as boas práticas na aplicação de Dramix®?

Para fazer a mistura de fibras de aço Dramix® ao concreto e garantir a máxima eficiência da estrutura, são necessários alguns cuidados. Primeiro, tenha em mente que as fibras devem ser, preferencialmente, o último elemento a ser adicionado; dessa forma, evita-se a formação de ouriços e obtém-se uma mistura homogênea.

O concreto precisa apresentar um teor de argamassa ideal (superior a 50%), o fator água/cimento menor que 0,50 e abatimento do tronco de cone de 110 ± 20 mm. Se adicionadas na usina de concreto, as fibras de aço Dramix® devem estar sem embalagem durante o carregamento do material na esteira, junto com o agregado graúdo e a areia.

Se forem incorporadas no caminhão-betoneira, Thiago explica que as fibras devem ser adicionadas com velocidade máxima de 40 kg/min (2 sacos), e a mistura deve continuar em movimento por 5 minutos depois de finalizada a dosagem.

Quais são as principais dúvidas sobre o Dramix®?

Veja, a seguir, as repostas para algumas das dúvidas mais frequentes sobre as fibras de aço Dramix®!

É possível evitar afloramentos nos pisos de concreto?

Sim. Os afloramentos são evitados com uma boa elaboração do traço do concreto ideal para pisos (granulometria contínua, teor de argamassa adequado e trabalhabilidade adequada), além do cuidado no momento da sua aplicação. Caso permaneçam algumas fibras na superfície, não há perigo de propagação de oxidação, uma vez que elas são descontínuas.

Como avaliar o desempenho das fibras de aço?

Existem três aspectos que devem ser levados em conta quando o assunto é fibra de aço para concreto:

  1. fator de forma (relação entre o comprimento nominal sobre o diâmetro da fibra): quanto maior for o valor dessa relação, maior será o desempenho estrutural;
  2. qualidade e resistência do aço à tração: quanto maior for a resistência do aço, melhor será o desempenho da fibra;
  3. formato geométrico: fibras de aço que apresentam corpo retilíneo e ganchos nas extremidades — como o Dramix® — conseguem uma melhor ancoragem mecânica na matriz do concreto.

A incorporação das fibras de aço ao concreto aumenta a sua resistência à tração e à compressão?

Não. O engenheiro explica que, em dosagens usuais, o concreto mantém suas propriedades mecânicas básicas, o que ocorre é a transformação de um material de característica frágil em um compósito dúctil. As fibras controlam a propagação de fissuras no concreto, alterando o seu comportamento após a ruptura da matriz e melhorando sua capacidade de absorção de energia (tenacidade).

Como definir a solução de um piso de concreto reforçado com as fibras de aço Dramix®?

A solução ocorre com um cálculo estrutural que deverá levar em consideração as diversas cargas atuantes na estrutura (cargas móveis, uniformemente distribuídas, pontuais e lineares), as características de suporte do solo (ensaios de CBR e sondagens), tipo de ambiente em que se realizará a concretagem, tamanho de placas, etc.

Na execução de pavimentos são necessários equipamentos especiais?

Não. Na verdade, o processo de execução é simplificado, devido à eliminação da etapa de posicionamento da armadura. O restante do processo é idêntico ao dos outros sistemas estruturais.

Diversos setores industriais e comerciais têm apresentado inúmeros benefícios à população com seus avanços tecnológicos. No mesmo compasso, a engenharia e a construção civil devem acompanhar essas mudanças, dando suporte para que os processos aconteçam com segurança.

O sucesso de um negócio ou de um empreendimento também depende da sua estrutura física e é nesse contexto que entram as fibras de aço Dramix® da Belgo Bekaert Arames. Elas conferem estabilidade, resistência e durabilidade em qualquer tipo de aplicação.

Nosso conteúdo foi esclarecedor para você? Novas dúvidas surgiram e você gostaria de saber mais detalhes sobre o nosso produto? Entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo! Teremos prazer em atendê-lo!

Powered by Rock Convert
Deixe um comentário