Entenda quando usar a cordoalha de aço e os benefícios para a obra

cordoalha de aço

A relação entre tecnologia e construção civil tende a ser benéfica em inúmeros projetos, não é mesmo? Afinal, a utilização adequada de boas ferramentas pode contribuir não só com a produtividade, mas também com os resultados obtidos em uma obra. Nesse contexto, você sabe quais são as vantagens proporcionadas pelo uso da cordoalha de aço?

Será que existem momentos ou ocasiões ideais para usá-la? Quais são suas principais funcionalidades? Em quais tipos de edificação ela pode fazer a diferença? A seguir, vamos responder essas e outras perguntas! Acompanhe!

O que é uma cordoalha de aço e quais são suas particularidades?

Para preparar este conteúdo, conversamos com Tiago Coutinho que é engenheiro e sócio da CP Protensão, empresa especializada no oferecimento de tecnologias avançadas em concreto protendido.

De acordo com o especialista, as cordoalhas de aço nada mais são do que cabos produzidos com arame de aço trefilados. Por isso, elas são frequentemente confundidas com cabos de aço, mas há grandes diferenças de composição, de aplicação e de formato entre esses objetos.

Além disso, a origem e os tratamentos químicos e térmicos recebidos por eles são distintos. Entre as cordoalhas, podemos destacar duas categorias: as cordoalhas e os cabos de cordoalhas. Eles, por sua vez, se subdividem entre cabos de cordoalhas nuas e engraxadas.

Tiago aponta que as cordoalhas engraxadas são aplicáveis em lajes e vigas protendidas, em prédios comerciais, residenciais e até mesmo em hotéis. As cordoalhas nuas são usadas em pontes, viadutos e outras obras descritas como pesadas. Segundo ele, para trabalhar apenas com cordoalhas nuas, independentemente do projeto, seria preciso fazer investimentos elevados, algo que nem sempre é viabilizado pelo mercado.

Embora as cordoalhas causem a impressão de serem materiais leves, é válido ressaltar que, por serem feitas de aço, elas têm um peso considerável. Trata-se de um material que permite um interessante uso interno, porque alcança novos vãos e oferece a possibilidade de deixar a estrutura, como um todo, mais leve.

De qualquer forma, isso não é uma regra, pois tal leveza nem sempre é alcançada. Ainda assim, é inegável que o material contribui com:

  • a redução de fissuras;
  • o aumento dos vãos;
  • a durabilidade da estrutura.

Tiago explica que o peso de uma estrutura é determinado pela quantidade de concreto por metro quadrado. Se considerarmos que a cordoalha permite a eliminação de diversas vigas e alguns pilares, existe a chance de a estrutura ficar mais leve.

Em contrapartida, se o projeto envolve uma laje maciça, ocorrerá um aumento da espessura da laje em comparação com o concreto armado. Portanto, para calcular a leveza estrutural, é necessário ponderar todos esses fatores.

Por que e quando utilizar a cordoalha de aço na obra?

Para o especialista, a redução de custos é um dos principais motivos para usar a cordoalha de aço em uma situação na qual ela é aplicável, além de colaborar com a velocidade de execução e diminuir a necessidade de contar com material de forma e produção de forma.

Outro aspecto bastante positivo é a possibilidade de eliminar alguns pilares e vigas, gerando facilidade na instalação dos demais componentes da obra, como parte elétrica, hidráulica e compatibilização desses itens com a estrutura.

O aumento de vãos, mencionado anteriormente, é um ponto que merece destaque. Tomando um projeto com a modulação de um vão de 6×6 como exemplo, a cordoalha pode transformá-lo em um de 10×10, ou seja, ocorre um ganho de amplitude no projeto arquitetônico. Por consequência, em casos como esse, há menos pontos de fundação na obra.

Segundo Tiago, esse aumento se dá porque as cordoalhas trabalham de maneira ativa — elas podem ser usadas para comprimir o concreto, visto que ele trabalha mal a tração e muito bem a compressão. Quando não existe a cordoalha, o concreto acaba sofrendo com as fissuras, para que a armação possa trabalhar de modo ideal.

Se há a protensão dentro do concreto, ele ficará comprimido na maior parte de sua vida útil, o que é ideal devido às suas características. A partir disso, garante-se mais durabilidade e um número inferior de fissuras.

Vale ressaltar que a aplicação desses itens é especialmente indicada para edifícios residenciais e comerciais. Nestes, o uso é provável e aparece em maiores quantidades, graças à presença de salas amplas e andares corridos, onde estão os grandes vãos.

Essa indicação se estende às obras residenciais de alto padrão — eles também podem aparecer nas de baixo padrão, mas isso acontece de forma discreta e reduzida.

Por que usar as cordoalhas de aço da Belgo?

Líder no mercado brasileiro de fabricação de arames e com mais de 20 anos de história, a Belgo Bekaert Arames é fruto da combinação entre a Bekaert, que é a maior produtora de arames em escala global, e a ArcelorMittal — o maior grupo siderúrgico do mundo. Sua atuação é voltada a diversos segmentos, e o da construção civil está entre eles.

O especialista recomenda as cordoalhas da Belgo — única produtora brasileira desse tipo de material — por acreditar que elas são mais confiáveis em relação aos produtos importados (rastreabilidade completa do processo), oferecendo maior qualidade.

Ao ser questionado sobre as especificidades técnicas que fazem com que o produto da Belgo seja superior aos demais, o engenheiro diz que é a bainha que dura muito, além de ser bem flexível. Isso porque o aço nela aplicado traz maior confiabilidade, ou seja, existe a segurança de que a cordoalha não arrebentará quando forçada a partir de uma carga total no macaco, por exemplo.

Ele ainda relata que nunca teve nenhum problema ao usar essa cordoalha. Ao utilizar produtos importados, porém, a experiência quanto às bainhas não foram tão boas.

De qualquer forma, a cordoalha de aço da Belgo pode não só contribuir com a produtividade e com a redução de custos da obra, mas também se mostra como a melhor alternativa do mercado.

Se você gostou do conteúdo e quer trazer esse material incrível para os seus projetos, entre em contato com a Belgo agora mesmo!

Powered by Rock Convert
Deixe um comentário