vantagens das fibras de aço dramix

Conheça as vantagens das fibras de Aço Dramix® em relação às telas soldadas

Guia completo sobre aplicação de fibras de aço na construção civilPowered by Rock Convert

Saber quais são as vantagens das fibras de aço Dramix® em relação às telas soldadas pode ser de grande ajuda no sucesso de uma obra. Afinal, o uso dos materiais certos tende a melhorar os mais diversos pontos de qualquer empreendimento, como seu desempenho e custo-benefício.

Para entender mais sobre o assunto, entrevistamos Romário Lima, engenheiro de aplicação da Belgo Bekaert Arames. Ele abordou muitas vantagens práticas do uso das fibras em relação às opções convencionais.

Se você deseja entender mais sobre o tema, continue a leitura deste conteúdo!

O que são as fibras de Aço Dramix®?

Antes de falarmos sobre as vantagens das fibras de aço Dramix®, é preciso saber que existem diferentes tipos de Dramix® 3D, cada fibra com uma indicação distinta de aplicação.

Sua linha consiste em pequenos segmentos de arame da Belgo Bekaert, produzidos a partir de fios de aço trefilados. A matéria-prima dos arames da Belgo é o Fio Máquina ArcelorMittal.

Quais são as aplicações das fibras de Aço Dramix®?

O primeiro grande benefício do uso desse material é sua versatilidade. É possível aplicá-lo nas mais diversas situações, como:

Que vantagens as fibras de Aço Dramix® trazem às telas soldadas?

Algumas das vantagens do uso do material são:

  • segurança, atendendo às normas brasileiras e certificações internacionais;
  • possibilidade de otimização;
  • sustentabilidade;
  • melhor desempenho e produtividade;
  • redução da taxa de aço e demais itens complementares ao projeto.

A seguir, Romário fala sobre cada um desses pontos. Confira!

Alto desempenho

O engenheiro aborda a presença do reforço em todas as direções da estrutura, uma das grandes vantagens das fibras de aço Dramix®. “Há um reforço tridimensional que está disperso em toda a estrutura de forma homogênea. O mesmo não acontece com os reforços convencionais, seja em concreto armado com os vergalhões, seja em tela — que é uma das opções mais convencionais em pisos ou radiers”, diz ele.

Controle de fissuração

Segundo o engenheiro, existe uma grande preocupação em se evitar manifestações patológicas, sendo o controle de fissuras uma consideração importante que deve ter total consideração do projetista e da empresa responsável pela execução.

A fissuração é o primeiro indício de que algo não está indo bem. Por mais que tenhamos como limitar as aberturas, utilizar a solução com a presença das fibras de aço Dramix® traz uma segurança ainda maior para o empreendimento e do ponto de vista da maior durabilidade”, ele afirma.

Posicionamento correto da tela

Segundo o especialista, esse é um ponto fundamental para o sucesso de qualquer projeto em tela. Para tanto, um projeto em armadura convencional ou tela soldada deverá atender os requisitos da NBR 6118, especialmente quanto aos cobrimentos, exigindo uma preocupação com o correto posicionamento durante a etapa de armação e execução.

“Nesse sentido, as fibras de aço tendem a ser mais práticas, uma vez que o reforço se encontra disperso em toda a estrutura, não necessitando o atendimento aos cobrimentos e minimizando, assim, riscos executivos atrelados à mão de obra”, Lima afirma.

Ainda falando sobre esse assunto, outro fator relevante foi apontado: a produtividade de todo o processo. Inclusive, Lima considera essa uma das principais vantagens do uso das fibras. “A tela demanda uma área previamente estabelecida no canteiro de obras, necessitando, também, de uma mão de obra específica para fazer o trabalho de posicionamento de toda a armação, não indo de encontro ao que o mercado tem demandado. Isso exige muito mais trabalho, tempo e atenção”, aponta.  

O engenheiro complementa: “A Belgo Bekaert entrega a fibra de aço Dramix® já em uma concreteira (definida pelo cliente). Assim, o concreto já chega pronto, com as fibras adicionadas, bastando tornar o projeto realidade — isso também oferece maior sustentabilidade, em função da economia alcançada tanto do ponto de vista dos materiais (concreto e aço) quanto do ponto de vista da mão de obra”.

Minimização do efeito de agentes agressivos

O uso das fibras de aço no concreto melhora o desempenho das estruturas devido ao maior controle de fissuração com aumento das resistências residuais dos compósitos. Sendo assim, agentes agressivos tendem a ter maior dificuldade na atuação.

“Quando se está trabalhando em uma região litorânea ou indústria mais agressiva, por exemplo, as armaduras convencionais podem ficar suscetíveis ao ataque de cloretos e outros produtos químicos, se não forem bem executadas e planejadas”, relata o engenheiro.

Tendo isso em mente, é possível comparar o desempenho das telas soldadas com as fibras metálicas. No caso das telas, quando o processo de corrosão se estabelece,  a camada passivadora já se comprometeu e não oferece mais proteção ao aço.

“Essa patologia tende a ter maior dificuldade de progressão no concreto com fibras de aço, uma vez que o reforço estará descontínuo e aleatoriamente disposto na estrutura, sendo também as fibras de pequenas dimensões em relação às telas”, complementa.  

Custo-benefício

Por fim, a relação entre custo e benefício das fibras de aço Dramix® é um ponto importante a ser citado. Romário fala sobre isso: “Com relação a custo unitário, a diferença entre o quilo da tela e o do Dramix® pode ser de aproximadamente o dobro, variando pouco de região para região em função dos impostos”.

Porém, o engenheiro continua: “Mas, quando se faz uma composição de custo, colocando todos os itens em uma planilha, o projeto fica em torno de 25% mais econômico em relação à tela, em alguns casos até mais. Isso acontece porque é possível otimizar a estrutura, especialmente as espessuras e as taxas de aço, itens de maior impacto financeiro nos empreendimentos, alcançando, assim, uma economia final considerável”.

Onde comprar as fibras de Aço Dramix®?

Conhecidas as vantagens das fibras de aço Dramix®, é importante saber onde adquirir o material.

Lima explica como o processo pode ser feito: “Existem duas alternativas. Caso o investidor ou construtora já tenha o projeto (por meio de uma empresa terceira), ela pode entrar em contato com o nosso time de engenheiros ou executivos da ArcelorMittal. Também é possível contar com o varejo, em uma das lojas da ArcelorMittal”, afirma.

Caso o projeto ainda não tenha sido desenvolvido, a Belgo Bekaert é capaz de auxiliar nessa etapa. “Temos engenheiros responsáveis por regiões do país. Conseguimos apoiar tecnicamente realizando estudos preliminares. Enviamos um perfil típico com todas as especificações iniciais básicas, bem como as recomendações para a dosagem das fibras de aço Dramix no concreto”, ele finaliza.

Agora que você conhece as vantagens das fibras de aço Dramix® em relação às telas soldadas, sabe que é possível conquistar desempenho, durabilidade, custo-benefício e resultados de excelência por meio do uso dos materiais certos.

Portanto, caso deseje contratar os serviços da Belgo Bekaert Arames, entre em contato com nossa equipe! Estamos prontos para atendê-lo.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.