Steel Framing

5 benefícios do uso do Steel Framing em obras

Guia completo sobre aplicação de fibras de aço na construção civilPowered by Rock Convert

Quando aplicada de forma planejada, a tecnologia na construção civil pode render ótimos resultados, concorda? Nesse sentido, o sistema construtivo light steel framing é uma boa alternativa, pois gera benefícios no andamento da obra, como economia de recursos e de tempo.

Pensando nisso, preparamos este artigo. Durante a leitura, você conhecerá algumas das principais vantagens proporcionadas por esse sistema, seu funcionamento e outros detalhes.

Para responder a essas e outras questões relacionadas ao tema, entrevistamos Bianca Reis, que é sócia-proprietária da LB Montagens, empresa especializada no trabalho com montagens de estrutura em light steel frame. Confira o conteúdo para saber mais!

No que consiste o steel framing?

De acordo com a especialista, o steel framing ou light steel framing é um sistema formado por painéis em aço galvanizado. O fechamento desses painéis geralmente é feito com chapas delgadas, que podem ser em madeira, chapa cimentícia, drywall e revestimentos variado, entre eles alumínio composto ou chapas melamínicas. Trata-se de um método industrializado e racionalizado para executar edificações.

Sua origem está ligada ao fim da Segunda Guerra Mundial e à revolução do setor metalúrgico nos Estados Unidos, quando os perfis em aço foram disponibilizados em escala industrial e passaram a ser cada vez mais utilizados em construções e em suas respectivas estruturas.

Depois que a fundação, geralmente em radier, é realizada, painéis formados por perfis de aço são montados em obra ou trazidos já prontos para o canteiro. Após a montagem do esqueleto, as chapas de fechamento são aplicadas. A cobertura pode ser estruturada no mesmo sistema e pode receber diversos tipos de coberturas: telhas em cerâmica, aço, shingle ou, até mesmo, uma laje impermeabilizada. O light steel framing se aplica a qualquer tipo de imóvel — comercial ou residencial.

Quais são os benefícios do light steel framing?

Agora que você já sabe do que se trata esse método de construção, é hora de compreender por quais motivos ele é uma boa alternativa para determinados casos. Veja, a seguir, as principais vantagens associadas ao seu uso.

1. Maior produtividade

O ganho de produtividade é uma das maiores razões para recorrer ao light steel framing em seus projetos. Segundo Bianca, isso acontece porque ele é um sistema industrializado, no qual os painéis já podem ser fabricados na indústria enquanto se executam as fundações. Além disso, o peso das vedações é mais leve que a alvenaria convencional — em construções que precisam ser rápidas, ele é primordial.

Casas de alto padrão em condomínios fechados exemplificam isso muito bem. Afinal, em casos como esses, os clientes quase sempre estão alugando outra moradia e querem sair do aluguel o mais rápido possível. Quando o terreno é de difícil adaptação, a alternativa também vale a pena, porque é 25% mais leve que a alvenaria e não deixa a edificação tão pesada.

A especialista aponta que uma casa de trezentos metros quadrados, quando feita em alvenaria, é finalizada entre um ano e meio e dois anos, ao passo que, com steel framing, o mesmo projeto pode ser concluído em seis meses. A parte de acabamento é a mesma, e a fundação, em boa parte dos casos, pode considerar menores cargas quando comparada à alvenaria. 

2. Otimização de custo

Segundo Bianca, atualmente o steel framing tem um preço competitivo, desde que seja bem estudado e pensado desde a concepção do projeto, aproveitando-se todos os ganhos do sistema.

Como as vantagens competitivas estão relacionadas a todas as etapas, aderir ao steel framing com o projeto em andamento não é o ideal para quem pretende alcançar economia e ganho de prazo.

3. Sustentabilidade

Graças aos seus componentes, pode-se dizer que o steel framing é um sistema sustentável. Além disso, seus materiais básicos são recicláveis. Entre eles destaca-se oaço, que tem 100% de reaproveitamento, podendo ser facilmente convertido em outros formatos para usos diversos.

Então, tanto pelos componentes quanto pela industrialização, o sistema promove um menor impacto ambiental. Em comparação com os sistemas convencionais, que geram maiores quantidades de entulho e resíduos não recicláveis, essa diferença chama a atenção. Nesse sentido, o gasto com caçambas, por exemplo, também diminui.

4. Facilidade de manutenção

Na alvenaria, é preciso “quebrar” a parede para a manutenção de tubulações e ainda aplicar argamassa novamente. Com o steel framing, basta abrir um quadro na chapa de drywall e fazer a manutenção necessária — elétrica, hidráulica etc. Depois, é só parafusar a chapa novamente e fazer o acabamento, o que simplifica bastante o processo de manutenção.

5. Conforto térmico e acústico 

A proteção térmica e acústica é alcançada pela utilização de isolantes, como lã de vidro, nas paredes externas e internas. Bianca conta que, na parte externa, são colocadas duas camadas para promover o conforto referente ao som e à temperatura — o isolante também é aplicado no forro e na cobertura, ou mesmo em telhas sanduíche, viabilizando ambos os tratamentos para esse sistema estrutural tão vantajoso. 

Ou seja, como se não bastasse o fato de ter um prazo bem reduzido, até mesmo questões imprescindíveis para a ocupação do espaço são melhores do que as condições oferecidas pela alvenaria. Há uma série de testes e normas capazes de provar isso, inclusive. Não à toa, muitas pessoas estão recorrendo às paredes de drywall e de steel framing para ter maior conforto em suas residências.

Quando usar o steel framing?

Qual a quantidade de pavimentos permitidos em uma obra construída nesse sistema? Sobre isso, Bianca diz que é tudo dimensionado no projeto. De qualquer maneira, é possível trabalhar com até seis pavimentos sem utilizar estrutura mista, que seria uma estrutura de perfis em aço laminado a quente com painéis em steel framing. 

A especialista também destaca as possibilidades de combinação com o drywall, principalmente pela flexibilidade que ambos oferecem no âmbito estético e arquitetônico. Enfim, o steel framing é um sistema repleto de pontos positivos, que se encaixa em variadas demandas.

Se você gostou do conteúdo, aproveite para compartilhá-lo nas redes sociais e ajudar mais pessoas a entenderem a fundo os benefícios obtidos com o uso do light steel framing!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.