projetos em concreto protendido

Arquitetura residencial na pandemia: novas concepções de projetos

Guia completo sobre aplicação de fibras de aço na construção civilPowered by Rock Convert

O período que estamos vivendo impactou profundamente a vida de todos nós e o próprio mercado, trazendo mudanças que podem ganhar ainda mais espaço nofuturo. No setor da construção civil, não é diferente. Demandas por ideias inovadoras, como os projetos em concreto protendido, vêm conquistando cada vez mais clientes.

Entender o momento atual é fundamental para se preparar para o que está por vir, sobretudo tendo em mente a perspectiva do eventual fim do distanciamento social. Pensando nisso, criamos este conteúdo especial em parceria com dois especialistas em arquitetura residencial: Melina Baruki e Haack, Sócia e Diretora da Pedreira Engenharia, e Cesar Ramos, Arquiteto Sênior na Perkins&Will.

Confira a seguir o que eles têm a dizer sobre o ano que se passou e as perspectivas para o futuro do setor!

O que mudou ao longo do último ano?

O início da pandemia trouxe consigo muita agitação aos mais variados setores do mercado. Com grande preocupação, empresas interromperam ou ao menos remodelaram suas rotinas de atividades para preservar a saúde dos colaboradores. Entretanto, um olhar retrospectivo mostra que a construção civil foi uma espécie de oásis de bom desempenho em meio a um cenário mais caótico em outras áreas.

Cesar Ramos explica que houve um primeiro momento de paralisação, mas que as atividades logo voltaram — e com intensidade ainda maior. “Depois que foi permitido que os stands de venda voltassem a funcionar,o mercado se aqueceu bastante e nós trabalhamos muito”, conta o Arquiteto Sênior da Perkins&Will.

Um dos motivos dessa aceleração, segundo ele, pode estar relacionado com a demanda reprimida de muitos clientes. Se, por um lado, as incorporadoras ficaram meses sem oferecer novos produtos, por outro, as pessoas mantiveram ou até aumentaram a intenção de comprar.

Somado a isso, a necessidade de ficar mais tempo em casa influenciou a relação dos clientes com seus lares. O home office se tornou uma prática mais comum, fazendo com que a demanda por um ambiente mais apropriado crescesse entre aqueles que buscam comprar um imóvel.

Quais são as novas tendências para o setor?

Melinda aponta que essa adequação do espaço para trabalhar em casa, ou mesmo para que os filhos tenham um espaço de estudo, se tornou mais visível entre as demandas dos clientes. “Isso é uma tendência de até um pouco antes da pandemia, uma tendência de ter uma estrutura mais limpa e que interfira menos no layout dos apartamentos“, explica.

O trabalho de arquitetos e engenheiros, então, passou a ser o de encontrar soluções mais adequadas para que o projeto não imponha tantos limites à remodelagem do espaço. Segundo a Sócia e Diretora da Pedreira Engenharia, cada vez mais plantas e novas propostas chegam para estudo com a demanda por espaços mais amplos, um terceiro quarto que pode ser convertido em escritório, maior liberdade de reforma etc.

Na visão da especialista, essatendência da engenharia civil não vem necessariamente para substituir o modelo convencional, com vigas, pilares e lajes. Contudo, os projetos devem favorecer ainda mais a redução de alguns fatores. O uso de vigas, por exemplo, deve ser cada vez menor.

Duas alternativas para lidar com isso são os modelos de laje plana e o sistema combinado. O primeiro usa uma laje mais espessa e protensão, a fim de remover quase todas as vigas do projeto. Já o misto, integra essa ideia às paredes de concreto, buscando um meio termo entre as estratégias. O resultado é muito mais liberdade na hora de remodelar o espaço.

Cesar aponta para uma tendência específica que vem ganhando espaço, o apartamento com studio. Segundo ele, o plano diretor da cidade de São Paulo traz a sugestão do modelo. “O studio entra como parte do pacote de compra do imóvel”, explica. É como ter um escritório no próprio condomínio: fora do apartamento, mas próximo o suficiente para facilitar o acesso, mesmo em tempos de pandemia.

Como os projetos em concreto protendido estão situados nesse contexto?

O modelo deconcreto protendido também cria possibilidades interessantes para os arquitetos. Além de promover espaços mais amplos, é possível trabalhar com seções mais enxutas quando comparadas com as estruturas convencionais. Consequentemente, os projetos podem sugerir uma configuração cada vez mais criativa para o espaço do imóvel.

A técnica da protensão, que visa aaumentar a resistência do concreto, envolve um tensionamento dos cabos de aço poucos dias após a concretagem. Com a obra concluída, a estrutura terá melhor comportamento frente às ações a que será exposta.

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói é um bom exemplo de como projetos em concreto protendido podem ser utilizados de maneira inteligente e audaciosa. A própria redução das vigas deixa a estrutura mais leve, enquanto o tempo de construção se torna menor — algo fundamental em um mercado tão sobrecarregado.

Veja alguns pontos interessantes sobre os projetos em concreto protendido!

Alta demanda

A demanda crescente deve se manter, o que significa escassez de mão de obra e, talvez, alguma dificuldade para a compra de materiais. “O que a gente imagina para 2021 é uma continuidade desse fim de ano, um pequeno boom da construção: vão ter mais projetos, mais estudos, talvez mais lançamentos”, pontua.

Planejamento e racionalização

Melina ressalta que algo fundamental a se ter em mente para o futuro é a importância de um trabalho bem-planejado e com muita cooperação entre as áreas. A expectativa é de preferência pelas construções mais racionalizadas: estruturas mais limpas, de fácil execução, e que tenham um retorno melhor.

Integração com a natureza

Cesar, por sua vez, destaca ainda o fortalecimento da integração com a natureza, uma marca registrada do conceito de biofilia. São fatores cada vez mais valorizados pelos clientes: contato com a área externa, a iluminação predominantemente natural, o conforto aliado àsustentabilidade.

Tudo isso favorece a adoção de técnicas que otimizam recursos e facilitam a criação de espaços mais amplos. Então, vale a pena acompanhar essas tendências e considerar as novas prioridades de quem tem na casa sua moradia, seu ambiente de trabalho e o espaço de lazer.

Como você pode ver, alguns conceitos devem marcar presença nos próximos anos, como é o caso dos projetos em concreto protendido. Coloque-os para trabalhar a seu favor e ofereça soluções cada vez melhores para seus clientes!

Se quer colocar a ideia em prática, é importante contar com material da melhor qualidade. Então,entre em contato com a Belgo Bekaert Arames e fale com quem é especialista no assunto!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.