Cordoalha engraxada

Conheça a primeira cordoalha engraxada brasileira certificada internacionalmente: segura, durável e 100% rastreável

Guia completo sobre aplicação de fibras de aço na construção civilPowered by Rock Convert

A cordoalha engraxada é comumente empregada em obras residenciais e comerciais. Em geral, ela é sinônimo de eficiência e otimização de projetos. A Belgo Bekaert, que vem investindo cada vez mais em inovação, oferece a primeira cordoalha engraxada e plastificada certificada pelo Post-Tensioning Institute (PTI ).

Para conhecer mais profundamente esse item diferenciado, entrevistamos o engenheiro de produção e processos na Belgo, Warley Santos. Confira as informações!

Do que se trata a cordoalha engraxada?

Uma cordoalha é um conjunto de fios de aço entrelaçados e que formam uma hélice. Essa conformação traz resistência e durabilidade em sua aplicação. Em linhas gerais, ela é usada na aplicação do concreto protendido. Ou seja, uma estrutura sujeita a esforços de compressão.

Depois de instalar as cordoalhas engraxadas e plastificadas na laje, seguindo as orientações de projeto, deve-se realizar a conferência da distribuição dos cabos por um profissional habilitado, liberando, assim, a concretagem da laje.

Após o concreto atingir a resistência mínima de projeto, os cabos precisam ser tensionados aplicando a carga prevista em projeto e, na sequência, deve-se cortar as pontas que ficaram excedentes na face da laje.

Por fim, é necessário que haja o tamponamento da região com graute ou tampão próprio de concreto, com o objetivo de proteger os elementos de aço do oxigênio e da umidade, impedindo que oxidem.

Como resultado final, o concreto ficará sob compressão, e o esforço aplicado nos cabos atuará de modo a diminuir fissuras, elevar a resistência e garantir outras vantagens.

Cabo de aço X cordoalha

No dia a dia de alguns profissionais, não é incomum encontrar dúvidas sobre a diferença entre a cordoalha de aço e o cabo de aço. Warley fala um pouco sobre isso e ajuda a solucioná-las.

“Em resumo, o cabo de aço é usado para içar cargas. Então, é possível encontrá-lo em elevadores, guinchos, na movimentação de contêineres nos portos, entre outros espaços. Já a cordoalha tem outro tipo de aplicação e característica. Sua função principal é a de exercer a compressão no concreto. Por fim, em termos de características físicas, a cordoalha pode ser de três ou sete fios. Por outro lado, o cabo de aço tem mais de sessenta fios”, explica o engenheiro.

Cordoalha nua X engraxada

Para tornar mais clara a compreensão do uso desse produto, o entrevistado fala sobre a diferença entre cordoalha engraxada e nua. “As nuas têm a mesma característica física inicial da engraxada. Contudo, a aplicação também é diferente. As engraxadas são usadas em processos não-aderentes. Já as cordoalhas nuas são aplicadas em processo aderente. Por exemplo, na indústria pré-fabricada”.

O especialista finaliza: “Desse modo, é possível entender que as cordoalhas engraxadas são geralmente aplicadas em áreas nas quais o aço protendido e o concreto não aderem um ao outro. Assim, a graxa e a camada de revestimento plástico garantem que os fios de aço se movimentem livremente na estrutura.”

Usos comuns

Alguns usos da cordoalha engraxada incluem:

Por que a certificação Post-Tensioning Institute (PTI) é tão importante?

A cordoalha engraxada da Belgo Bekaert Arames, que está em constante busca por inovação, conta com a certificação do Post-Tensioning Institute (PTI). Esse é um dos órgãos mais respeitados do mundo em termos de especificação de projetos e uso de cordoalhas não aderentes.

Seu papel é importante, uma vez que o instituto organiza o mercado americano — responsável por um consumo de cordoalha engraxada notavelmente maior que o do Brasil. A aplicação nacional representa apenas quinze por cento da dos EUA, segundo Warley. Em vista disso, o PTI é muito respeitado no universo dos projetistas e demais profissionais do setor.

Ele também explica que o PTI organiza o mercado, definindo as características mais importantes para a sobrevida do produto. Dessa maneira, as estruturas que as seguem são capazes de atender às expectativas de vida útil do projeto.

Para entender a verdadeira relevância da certificação do PTI na cordoalha engraxada da Belgo Bekaert Arames, é interessante saber quais elementos excepcionais ela apresenta. Warley pontua como a cordoalha certificada garante, na prática, grandes diferenciais às estruturas.

Quais são os diferenciais da cordoalha engraxada da Belgo?

A cordoalha engraxada da Belgo se destaca pela segurança, durabilidade e rastreabilidade. Segundo o engenheiro, ela é composta por três processos. O de fabricação da cordoalha em si, o de aplicação da graxa e o de extrusão — ou seja, a aplicação do polietileno de alta intensidade (PEAD).

“Hoje, temos a norma ABNT NBR 7483:2020, que define as especificidades da cordoalha engraxada e plastificada. A diferença das exigências dessa normativa em relação ao pontuado pelo PTI é que o Post-Tensioning Institute exige a presença de uma camada plástica vinte e cinco por cento maior em sua espessura do que a norma brasileira exige”, afirma o entrevistado.

“Assim, as características da graxa especial usada pela Belgo trazem eficiência à cordoalha. Afinal, ela é desenvolvida justamente para atender a todas as recomendações do PTI. Consequentemente, a oxidação superficial do aço é evitada”, finaliza.

É interessante pontuar que a Belgo conta também com o PEAD e a graxa certificados. Assim, há uma garantia ainda maior de que o produto esteja sendo fabricado de acordo com as melhores práticas — e isso se confirma nas auditorias realizadas.

Quais são as vantagens da utilização da cordoalha engraxada?

Os benefícios do uso da cordoalha engraxada são vistos em todo o mundo. Os mais conhecidos incluem redução de custos, desempenho aprimorado e estruturas mais leves. O custo-benefício é um destaque, visto que a norma brasileira discute, há tempos, o aumento de vida útil das estruturas, estimulando as mudanças nas cordoalhas de aço do mercado.

Por meio das características do produto Belgo Bekaert Arames, há a garantia de qualidade e de longevidade nesse sentido. Isso porque os materiais acompanham o que é solicitado pelas normas nacionais e internacionais. Warley finaliza: “Também é interessante pontuar que a Belgo é a única empresa fora dos Estados Unidos que conta com essa homologação”.

A cordoalha engraxada da Belgo Bekaert Arames é um item que se destaca no mercado. Ela traz segurança, durabilidade, resistência e cem por cento de rastreabilidade dos materiais que são aplicados no processo de fabricação, certificando-se corresponder, além das brasileiras, às normativas americanas — que são amplamente respeitadas por profissionais da construção civil. Sendo assim, os projetistas que desejam garantir qualidade não podem deixar de conhecê-la.

E então, o que achou do conteúdo? Está pronto para começar a usar a cordoalha engraxada da Belgo? Entre em contato conosco e converse com nossos especialistas! Nossa equipe está à disposição para tirar qualquer dúvida e apresentar o produto em detalhes a você.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.