concreto projetado

Concreto projetado: vantagens e desvantagens na sua aplicação

Guia completo sobre aplicação de fibras de aço na construção civilPowered by Rock Convert

O concreto projetado tem composição similar com a do concreto comum, seu diferencial está no modo de aplicação. Esse tipo de concreto é muito usado no revestimento de túneis, galerias subterrâneas e para estabilização de encostas.

O uso do concreto projetado é cada vez mais presente em construções que exigem segurança operacional em estruturas robustas, como escavações subterrâneas, escavações de túneis e estabilização de encostas. Também é empregado em recuperação e reforço de lajes, vigas e pilares. A aplicação consiste na projeção do material na superfície em alta velocidade de lançamento e fácil adesão.

Fizemos uma entrevista com Felipe Pereira, engenheiro de minas da AngloGold Ashanti, sobre o concreto projetado e suas aplicações. Para conhecer esse produto, acompanhe o post!

O que é concreto projetado?

O concreto projetado não é um produto novo. Trata-se do mesmo concreto usado normalmente, à base de água, areia, cimento e brita. O que muda é a técnica de aplicação, que usa um mangote de alta pressão para lançar o produto com grande velocidade sobre a base.

Devido a essa projeção, o produto final é um concreto bem compactado, já que essa técnica promove uma aderência maior à superfície. Também não é necessário o uso de fôrmas para o concreto. Segundo Felipe, além de uma aplicação mais rápida e eficiente, esse produto reduz a possibilidade de queda de blocos em escavações subterrâneas.

Via seca e via úmida: entenda os principais tipos de aplicação

Conforme Felipe esclareceu, o concreto projetado pode ser aplicado de duas maneiras: via seca ou via úmida. A via seca está ligada à origem do processo de aplicação do material e a via úmida ao processo mais moderno. Saiba mais sobre esses dois métodos:

Via úmida

Na aplicação por via úmida, a água é acrescentada à mistura antes da projeção. Nessa técnica, a quantidade de água usada é definida antes, não dependendo da habilidade do aplicador para seu uso.

Embora na via úmida o concreto seja menos compactado e possa apresentar problemas de qualidade quando aplicado em superfície com água, esta traz diversos benefícios como menor desgaste do equipamento e evita a produção de poeira.

Via seca

O processo por via seca resulta na aplicação da mistura de cimento com agregados, conduzida até o bico do condutor equipado com uma entrada de água, a vazão de água é controlada pelo aplicador. Dessa maneira, a mistura só entra em contato com a água na hora do lançamento, o que resulta em um material mais compactado à superfície.

A qualidade da aplicação com o uso da via seca depende muito da experiência do trabalhador, que vai controlar a quantidade de água usada na mistura do concreto.

Geralmente, o concreto é aplicado por via seca onde existe dificuldade de acesso ou quando a distância entre a usina de concreto e o canteiro de obras é muito grande.

Onde utilizar o concreto projetado?

O concreto projetado pode ser usado em diversas construções, como:

  • revestimento de taludes;
  • revestimento de túneis;
  • revestimento de encostas;
  • revestimento de galeria de mina subterrânea;
  • reforço estrutural;
  • paredes de canais e galerias;
  • construção de piscinas e reservatórios;
  • construção de barragens.

Concreto projetado precisa de armação?

A armação indicada para o concreto projetado é a feita de fibras metálicas ou poliméricas. Antigamente, era comum a utilização de armações de telas eletrossoldadas, porém esse uso foi mudando a partir da década de 1990, quando as fibras passaram a ser usadas e dosadas direto na betoneira ou caminhão betoneira.

O uso do concreto projetado com fibras é uma excelente solução para superfícies irregulares, pois como as fibras são como um agregado no concreto, o material consegue cobrir toda superfície que deseja-se reforçar, dando maior sustentação à estrutura.

As telas soldadas por serem rígidas e de difícil modelagem, em alguns casos, não conseguem acompanhar as irregularidades.

Vantagens e desvantagens do concreto projetado

Vantagens

Dentre as vantagens apresentadas pelo uso do concreto projetado nas construções, está a produtividade do trabalho. Podemos observar essa otimização de tempo, principalmente, em locais onde a geometria do elemento do revestimento é mais complexa, já que a sua utilização dispensa o uso de fôrmas.

Vale lembrar que, especialmente, na aplicação por via úmida, o concreto projetado tem também uma grande compacidade, aumentando a produtividade.

A infraestrutura que tenha utilizado o concreto projetado apresenta o mesmo grau de resistência que as de concreto moldado in loco. Quando bem planejado e dimensionado o concreto projetado possibilita rápida aplicação, elevadas resistências iniciais de cura, sustentação de escavações subterrâneas e redução do custo de longo prazo com reabilitações.

Para uma boa utilização do concreto projetado, é indispensável à realização de estudos prévios de qualificação dos materiais.

Desvantagens

A aplicação do concreto projetado não é indicada para locais com pouca circulação de ar. Essa técnica resulta em uma grande quantidade de partículas dispersas, especialmente na aplicação via seca.

Essa técnica também pode resultar em um gasto maior de material graças ao efeito chamado rebote, no qual parte do concreto aplicado cai do alvo de projeção e resulta em até 40% de desperdício.

A qualidade do trabalho depende muito da experiência do aplicador, que vai controlar o nível de água e material usados na preparação. Para a aplicação por via úmida, é necessário o uso de aditivos superplastificantes e aceleradores de pega, produtos que aumentam os custos do concreto.

Quais cuidados devem ser tomados no uso do concreto projetado?

Para uma boa utilização desse tipo de concreto, são necessários os seguintes cuidados:

  • conhecimento do tempo de reação da mistura para evitar problemas com os equipamentos;
  • utilização de químicos para a proteção dos equipamentos;
  • entendimento da operação para dosagem correta do material;
  • conhecimento da espessura do concreto que será usado;
  • uso de equipamento de proteção, graças à alta alcalinidade do cimento que pode provocar queimaduras na pele.

Uma aplicação de excelência depende diretamente da competência da equipe responsável pelo trabalho, que tenha um bom conhecimento do uso dos robôs de projeção de concreto. Também é importante cuidar da frota de equipamentos usada na obra, já que essas máquinas sofrem uma deterioração provocada pela agressividade dos materiais.

Apesar dos cuidados necessários, o uso do concreto projetado é uma alternativa viável e cada vez mais presente nas obras, graças à maior segurança operacional que a técnica apresenta e a redução de custos a longo prazo, já que evita que a aplicação precise ser refeita.

O uso do concreto projetado também está cada vez mais presente nos revestimentos de túneis e em minerações subterrâneas, funcionando, muitas vezes, como material estrutural definitivo, como na obra do Instituto Oceanográfico de Valência, na Espanha.

Agora que você já conhece o concreto projetado e como ele pode ajudar a garantir uma estrutura robusta e segura na sua obra, aproveite para assinar a nossa newsletter e receba atualizações sobre novos conteúdos.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.