Como as tecnologias na construção civil estão transformando o setor?

As tecnologias na construção civil estão transformando a área com a realidade aumentada, bioconcreto, drones, impressora 3D e muito mais! Tudo isso contribui para o aumento da produtividade, garantia de segurança e, claro, com a redução de custos da sua obra!

As tecnologias na construção civil já não são mais critérios para se destacar no mercado. Na verdade, quem não as utiliza perde espaço para concorrentes e não alcança os resultados que deseja.

Por isso, você não pode perder mais tempo e precisa aplicar conceitos inovadores em sua rotina. Como cada obra tem características únicas, que devem ser respeitadas, você precisa utilizar as inovações que mais se encaixam em seu perfil.

Este post mostra os principais exemplos de tecnologia na construção civil e as suas vantagens. Confira!

Quais tecnologias na construção civil já estão em uso?

Abaixo, você encontra uma lista com metodologias que podem ser aplicadas desde o planejamento do projeto até a execução do canteiro:

Drones

A evolução de uma obra precisa ser acompanhada de perto, não é mesmo? Cada etapa construtiva é formada por detalhes únicos, que fazem toda a diferença para o sucesso da construtora.

Os drones são aeronaves pequenas e são facilmente controlados. Eles conseguem captar imagens e expandir o campo de visão dos engenheiros. Com conteúdos de qualidade, a partir de diversos ângulos, a coleta de dados tornou-se muito mais estratégica.

Na construção de um telhado, por exemplo, é possível verificar os trabalhos e fazer vistorias sem que seja necessário enviar um funcionário. Isso quer dizer que os custos são reduzidos e o tempo de trabalho também.

Além do mais, o canteiro se torna mais seguro, pois você monitora tudo o que acontece em seu interior em colocar pessoas em risco.

Realidade aumentada

Grandes dores de cabeça surgem quando os projetos de engenharia não são aplicados na obra corretamente, certo? As faltas de diálogo e de atenção são as principais causas desses problemas.

A realidade aumentada é uma das tecnologias na construção civil que pode ser a solução para esses casos. Ela consiste na superposição de imagens para criar a sensação de que objetos virtuais estão presentes na obra.

Em outras palavras, a realidade aumentada permite que você compare os elementos executados na obra com os projetos e verifique as suas dimensões, com uma visão 3D e realista.

Em muitas situações, basta ter um telefone celular ou um tablet com um aplicativo instalado para colocá-la em prática, mostrando como as ferramentas tecnológicas estão à disposição de qualquer engenheiro civil.

Bioconcreto

Todo engenheiro precisa se preocupar com a sustentabilidade em seus projetos. Isso porque uma obra pode gerar grande quantidade de resíduos quando não é bem administrada.

E o uso de equipamentos e metodologias ecologicamente corretas deve ser recorrente. O bioconcreto foi criado para tornar o canteiro mais sustentável e regenerar as suas próprias rachaduras.

Ao incorporar uma bactéria bacillus pseudofirmus à mistura de concreto, há produção de carbonato de cálcio — composto que é capaz de selar as fissuras da estrutura.

No final das contas, há redução de custos com reparos e mão de obra a longo prazo.

Impressora 3D

As impressoras 3D ganham cada vez mais espaço em diversas áreas do conhecimento, e não apenas na construção civil.

Elas criam objetos a partir de projetos digitais, utilizando a sobreposição de camadas, resinas plásticas e estruturas metálicas. Com isso, é possível criar qualquer componente que você imagine.

Algumas construtoras já as utilizam para construir edifícios sem necessidade da força humana. A empresa chinesa WinSun foi pioneira e finalizou a construção do primeiro prédio feito com peças de uma impressora 3D.

Quais são os seus principais benefícios?

O uso de programas de computador ou de ferramentas que automatizam tarefas proporcionam as seguintes vantagens:

Aumento de produtividade

Funcionários bem treinados e equipados realizam trabalhos com maior precisão e eficiência. Dessa maneira, a produção segue o que foi planejado no cronograma e, caso algum erro seja identificado, é mais fácil evitá-lo ou solucioná-lo.

Garantia de segurança

Um canteiro precisa de máquinas e ferramentas pesadas para funcionar. Se os funcionários não souberem manuseá-las corretamente, há grandes chances de acontecer algum acidente.

Por isso, é essencial adotar tecnologias que preservam a saúde e qualidade de vida de todos.

Ao adotar essa postura, você mostra que a sua gestão não se preocupa apenas com a produtividade de cada colaborador e deixa claro que o ser humano vem em primeiro lugar.

Redução de custos

Os benefícios citados anteriormente convergem para o mesmo ponto: a redução de despesas.

Uma gestão que investe na automação de processo e no uso de equipamentos gasta menos tempo para realizar processos, reduzindo a carga de trabalho.

Além disso, um ambiente que é monitorado em tempo real e possibilita o uso de metodologias mais seguras promovem o bem-estar para a equipe.

Como consequência disso, o orçamento financeiro é otimizado e você consegue investir mais e melhor.

E quais são os desafios?

Até o momento, você entendeu mais sobre as tecnologias na construção e a forma como elas estão revolucionando o mercado. Porém, nada acontece do dia para a noite. As empresas precisam se adaptar à nova realidade, e isso pode gerar alguns imprevistos.

Em muitos casos, a falta de qualificação é o principal problema. Alguns profissionais se esquecem de se manterem atualizados, pois acreditam que já dominam todas as técnicas construtivas.

Tenha em mente que, enquanto você lê este texto, diversas pesquisas são realizadas para encontrar novas soluções na engenharia civil.

Como consequência disso, os processos são otimizados quando menos se espera. Portanto, sempre se mantenha antenado e participe de feiras, congressos e cursos de aperfeiçoamento.

Gestores de equipes devem realizar treinamentos e oferecer o que há de melhor aos seus funcionários também.

Outro ponto importante está relacionado ao medo de inovar. Infelizmente, alguns engenheiros ainda acreditam que as tecnologias na construção civil não são tão benéficas assim.

Métodos arcaicos e obsoletos são utilizados e a gestão da obra não consegue acompanhar às demandas dos consumidores.

Ao ler este conteúdo, você descobriu mais sobre o papel das tecnologias da construção civil. Entendeu como alguns processos não podem faltar em sua rotina e quais são os principais obstáculos a serem superados também.

Desse modo, foque as suas decisões em técnicas diferenciadas em tecnologia e encontre o melhor custo-benefício para a sua obra. Lembre-se de contar com bons parceiros, que têm os mesmos objetivos que você.

Gostou deste post? Quer aprender outros conceitos importantes sobre o assunto? Então, continue com a gente e veja os desdobramentos da tecnologia na construção civil!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Deixe um comentário