Como escolher bons fornecedores para adequação à NR 12?

adequação à NR 12

Fazer a adequação à NR 12 é uma obrigação da indústria. Se você pretende adequar a sua empresa, é preciso ficar de olho na importância da escolha de fornecedores e os fatores que definem quais deles podem se tornar bons parceiros nesse sentido.

A adequação à NR 12 é uma preocupação prioritária para gestores industriais, tanto no cumprimento de regras governamentais quanto nos benefícios que ela traz. Mas uma questão que nem sempre se discute é como a escolha de bons fornecedores influencia no sucesso da sua implementação de soluções de segurança no chão de fábrica.

Neste post, contamos com a ajuda de Rogério Marinho , engenheiro de projeto da Belgo, para conversar sobre essa importância e como escolher os melhores parceiros para a sua empresa. Vamos lá?

Adequação à NR 12: o que é e por que fazer?

Norma Regulamentadora Nº 12 traz uma série de processos, ações e indicações desenhadas especificamente para a segurança no trabalho em máquinas e equipamentos.

São regras que vão desde especificações de distância até o risco, materiais e disposição de maquinário até quesitos como treinamentos, monitoramento de segurança e outros parâmetros relacionados.

Atualmente, a NR 12 é uma referência para a indústria. A preocupação com essa adequação deve ser uma prioridade para gestores no setor, principalmente pelos pontos que levantaremos a seguir!

Questões legais

É claro que a primeira coisa que se pensa sobre a adequação à NR 12 é atender a regulamentações legais sobre o assunto. Ao focar na gestão de segurança, o responsável consegue criar um ambiente sem riscos para seus colaboradores .Quem não cumprir as determinações da NR 12 está sujeito a diversas sanções, que vão de notificações, multas e até interdição da unidade industrial.

Questões de saúde

Preocupar-se com a saúde dos colaboradores é uma forma de garantir o bom andamento de toda a empresa. Trabalhadores com menos preocupações que não sejam sua função direta, tranquilos e sem uma carga de estresse por condições inadequadas serão sempre mais cuidadosos e focados no que estão fazendo.

Questões de produtividade

O resultado direto disso é um aumento significativo de produtividade. Aliam-se condições melhores de trabalho a uma oportunidade que essa adequação traz de reformular o chão de fábrica em busca de otimização. Tudo isso contribui para agilidade e maior qualidade no produto final.

Fornecedores: qual a sua influência nessa adequação

O papel de uma indústria na adequação à NR 12 é planejar e implementar as medidas de segurança recomendadas, mas o sucesso dessa execução nunca depende somente de você

É importante escolher um fornecedor que além de ter um material de qualidade realize um serviço de atendimento , treinamento e manutenção.

Portanto, o impacto positivo de um bom fornecedor é garantia para facilitar o seu trabalho nesse momento.

Marinho Filho explica que o fornecedor deve garantir que os produtos estejam com as dimensões adequadas à norma, sejam de qualidade e atendam à necessidade de funcionamento dos equipamentos. O produto tem que estar dentro dos critérios da NR 12.

A norma cita, por exemplo, quais devem ser as dimensões da malha para cada distância entre ela e o risco oferecido por determinado equipamento. O fornecedor, portanto, deve oferecer um produto com as dimensões corretas, além de disponibilizar suporte e até consultoria para indicar quais produtos são mais indicados para cada necessidade e qual é a correta instalação deles.

Ou seja, o sucesso da adequação à NR 12 está na sua habilidade de entender e repassar para o fornecedor quais são suas necessidades. Do lado dele, o que importa é ter a responsabilidade e a capacidade de cumprir com o que foi prometido, atentando-se ao que a norma diz.

NR12 na prática: quais fatores levar em conta na hora de escolher fornecedores

Podemos ajudar você a definir o que é um bom fornecedor no sentido de adequação às normas de segurança. Levando em conta esses requisitos, é muito mais fácil acertar na sua escolha!

Referências de mercado

Primeiro, claro, você precisa buscar fornecedores que sejam reconhecidos pela qualidade e responsabilidade no fornecimento de material utilizado para segurança de máquinas e equipamentos.

De acordo com Rogerio Marinho, ser referência no mercado é sinal de confiabilidade sobre entrega e qualidade do material, e de que o fornecedor já fez diversas adequações às normas. É importante verificar se ele tem certificações como ISO 9001 e ISO 140001, porque são uma indicação de que trabalha com produtos e processos que atendem às normas.

A ideia é que sua empresa parceira ofereça soluções, não apenas produtos. Se você precisa de proteção física, por exemplo, é importante que o fornecedor conheça bem a norma.

Suporte especializado

O suporte é vital para garantir que seu investimento vai se adequar à NR 12. Ele acontece antes da compra, com uma avaliação do que é preciso ser adquirido , durante o processo de instalação e no pós venda..

Marinho Filho conta que o fornecedor deve disponibilizar engenheiros que possam oferecer treinamentosde instalação e manutenção das soluções, além de estar disponível para orientar o cliente em caso de mau uso delas, posteriormente.

Capacidade de fornecimento

Por fim, outra questão óbvia, mas que pega muitos gestores industriais desprevenidos: o fornecedor precisa ter a capacidade de atender a sua empresa na totalidade, com agilidade e confiança.

O engenheiro da Belgo diz que a capacidade de fornecimento é importante porque, após uma fiscalização do Ministério do Trabalho, por exemplo, existe um prazo para a empresa regularizar sua situação e se adequar à NR 12.

Isso envolve etapas como concepção do projeto, análise de risco e instalação das soluções. Portanto, o fornecedor deve estar pronto para entregar os materiais e oferecer suporte em tempo hábil.

Ou seja, o melhor parceiro, nesse caso, é aquele que entrega materiais de qualidade, que resolvem o problema e não deixam o cliente na mão no meio do caminho. Também é aquele que cultiva um relacionamento próximo com a indústria, ajudando a planejar e executar projetos de adequação à NR 12.

Precisando de um fornecedor assim? Então, entre em contato conosco! A Belgo é referência nacional em barreiras físicas para segurança em máquinas e equipamentos, com presença forte em todas as regiões do país.

Deixe um comentário