O cercamento no setor industrial e seus usos

cercamento

O cercamento é uma das soluções mais antigas e práticas para garantir segurança dentro e fora da indústria. Com material de qualidade e um bom planejamento, é possível aumentar a proteção de equipamentos, garantir a saúde dos operadores e até potencializar a produtividade!

Se você quer entender melhor a relação entre esses benefícios, criamos este artigo com ajuda de Rogério Avelar Marinho Filho, engenheiro da Belgo, para discutir um pouco mais sobre o assunto. Confira!

O cercamento industrial como regra e como ferramenta de produtividade

Existe uma teoria interessante na arquitetura, baseada em fatos já testados e comprovados, de que quanto mais visível é um imóvel, mais protegido ele está. Rogério aponta as razões por trás dessa ideia.

“Muitas vezes, você não vê quem está fora, por causa do muro, e é abordado ao sair. Mas se você pode enxergar algum tipo de risco, tem condições de tomar suas providências. Além disso, depois que o ladrão entra em sua propriedade, se o muro é muito fechado, quem fica protegido é ele, pois ninguém está vendo e acha que tudo está normal. Mas se há essa visibilidade, você fica protegido pelo entorno.”

É por isso que o cercamento de terreno e outras formas de cercamento urbano se popularizaram desde o século XVII, na mesma Inglaterra que seria o berço da Revolução Industrial.

Até hoje, a tática de uso de telas para cercamento na indústria vem se provando uma solução prática, simples e efetiva, tanto na proteção do patrimônio como no seu uso para o isolamento de maquinário.

Atualmente, a NR-12 regulamenta a necessidade de barreiras e proteções que garantam o uso sem riscos para trabalhadores que operam máquinas e equipamentos industriais.

Além de ser uma questão de saúde e de segurança, o cercamento pode ser usado como forma de aumentar a produtividade entre os funcionários.

Com a tranquilidade de um chão de fábrica bem organizado, os colaboradores envolvidos podem atingir seu máximo potencial produtivo, sem o estresse e o medo constante de condições não ideais de trabalho.

Tipos de cercamento na indústria

Para garantir a segurança industrial e sua produtividade, existem dois tipos diferentes de cercamento:

Cercamento físico

Feito por telas de cercamento, essas são as barreiras que impedem ou dificultam o acesso de pessoas não autorizadas e potenciais criminosos a locais específicos da fábrica — seja a equipamentos perigosos ou até a invasão de áreas restritas.

Cercamento eletrônico

As barreiras eletrônicas são sensores utilizados principalmente no acesso a maquinário. São dispositivos que percebem a presença de um corpo estranho em determinado período e interrompem automaticamente o funcionamento de uma prensa, serra, forno ou equipamentos similares.

O que define uma boa cerca industrial

Independentemente do tipo de cercamento que você escolha para organizar e proteger sua indústria, existem algumas características que precisam ser o foco do seu planejamento. O próprio Rogério lista que a cerca precisa desses pontos:

  • produto modular, de fácil instalação e manutenção;
  • excelente transparência para que você consiga ver o funcionamento do equipamento e fazer uma inspeção visual caso necessite de manutenção;
  • material durável e resistente ao impacto e a intempéries;
  • material leve e 100% adequado à norma.

Buscando no seu fornecedor esses pré-requisitos, fica muito mais fácil garantir o sucesso do seu cercamento — que traga mais segurança para quem trabalha, proteção ao patrimônio e incentive a produtividade.

As soluções de cercamento da Belgo

Se você não sabe por onde começar essa pesquisa, a Belgo trabalha muito para unir todas essas características em produtos de qualidade e confiáveis. Rogério nos explica quais são as melhores soluções para cada caso!

Soluções de cercamento urbano e externo

Securifor

Indicado em casos em que é necessário um elevado grau de segurança, não pode haver transposição e precisa-se de uma excelente visibilidade. Ele foi usado no Rock in Rio, no metrô de Salvador, nos estádios da Copa do Mundo, no Porto de Itajaí e na fábrica da Vilma em Belo Horizonte, por exemplo.

A excelente visibilidade permite trabalhar com outros sistemas de proteção física perimetral, como câmeras, seguranças armados, cães etc.

Nylofor

Cercamento mais robusto, mas com um menor nível de segurança que o Securifor.

Slim

Concorre na mesma linha de clientes que o Nylofor, porém é um pouco menos robusto.

Fortinet

Produto com revestimento para suportar ataques de maresia, por exemplo. Muito utilizado na região litorânea.

Practica

É uma tela soldada, para locais em que não é preciso uma resistência muito prolongada à intempérie — como no caso da Fortinet. Ela é muito utilizada em sítios, separação entre lotes, dentro de condomínios residenciais e até em artesanatos. É uma tela com enorme versatilidade. Ela não é pintada e nem revestida, mas galvanizada.

Soluções de cercamento interno

Open

É um material mais aberto, portanto é mais adequado para cercamento interno.

Cerca Móvel

É utilizada para fazer divisões internas, direcionamento de público em eventos — como shows — e outras situações em que é preciso ter mobilidade na proteção física perimetral.

As vantagens de contratar a Belgo

Independentemente do tipo de cercamento, a Belgo é referência no Brasil quando falamos na relação entre adequação e sucesso de projeto. “Uma coisa importante em relação a todas essas soluções é que estamos valorizando o imóvel em questão de segurança e também na questão de adequação ao paisagismo e ao projeto arquitetônico, com excelente estética”, avalia Rogério.

Segundo ele, os produtos mais vendidos, por causa da qualidade, bom custo-benefício e utilização, são o Nylofor e o Slim, porque eles fornecem uma segurança (que em 80% das vezes é o que a população procura), com um preço aceitável, qualidade altíssima e uma versatilidade do material excelente.

Quando falamos da Belgo, seus diferenciais são:

  • qualidade do material;
  • solução completa;
  • variedade de produtos;
  • atendimento personalizado;
  • rede especializada em solução — montagem, fabricação de portão, leitura de projeto, medição in loco, visita.

Ou seja, para todas as suas necessidades no cercamento industrial e urbano, a Belgo tem uma opção perfeita, que cabe no seu orçamento e oferece toda a segurança de que você precisa.

Que tal, então, entrar em contato conosco? Conte-nos as suas necessidades, os seus objetivos e vamos juntos planejar uma indústria mais segura e produtiva!

Deixe um comentário