Participação da Belgo na obra do hangar da Unimed Pampulha

hangar da unimed pampulha

A reforma do hangar da Unimed Pampulha contribuiu para o aprimoramento dos serviços de transporte aeromédico prestados pela empresa. Mas, afinal, quais foram os segredos da construção para que aobra fosse tão bem-sucedida?

Para contar um pouco mais sobre os bastidores da construção, entrevistamos Leonardo Costa, que é Engenheiro Civil e proprietário da L10 Engenharia — empresa especializada em construções e reformas, que conduziu as mudanças feitas nesse espaço.

Ao longo do texto, explicaremos como o hangar foi reformado e de quais formas a Belgo Bekaert Arames, que é referência no mercado brasileiro de fabricação de arames, participou do processo. Boa leitura!

A obra do hangar da Unimed Pampulha

Ao ser questionado sobre o hangar da Unimed Pampulha, Leonardo recorda que a obra lá realizada ficou sob sua responsabilidade, tanto no aspecto técnico quanto na execução. E foi graças à reforma do piso que ele decidiu contar com a Belgo. O engenheiro relata que, inicialmente, estava previsto o investimento no piso com tela soldada. Entretanto, ele passou a pensar em soluções que seriam mais rápidas e de melhor qualidade para o projeto.

Demolição do piso danificado

Como já tinha lido e ouvido comentários sobre o piso de fibra, decidiu utilizá-lo na reforma. A escolha prometia muitos benefícios, principalmente do ponto de vista financeiro — visto que a aplicação das fibras de aço Dramix® ficava mais econômica do que a execução em tela soldada, além de proporcionar maior produtividade a uma série de procedimentos.

Até na hora deelaborar os orçamentos do piso o processo foi otimizado, pois bastou considerar a taxa de fibra de aço Dramix® e o preço unitário para determinar o valor agregado. No piso de tela, por sua vez, seria preciso considerar as telas, transpasse, treliças, o que daria muito mais trabalho.

Reforço do subleito com cal, regularização e compactação

Mais do que ter agradado seus clientes, Leonardo indica que a própria Infraero gostou bastante da proposta, que foi apresentada com o memorial descritivo do projeto para aprovação da empresa. Os responsáveis acharam a iniciativa inovadora, ficaram muito satisfeitos e contaram que ainda não haviam trabalhado dessa forma.

O contentamento foi ainda maior depois que houve a conclusão da obra, pois o resultado ultrapassou o esperado. O piso ficou com uma boa estética e não apresentou nenhuma trinca ou fissura.

Devido à expansão da Unimed, havia o desejo de melhorar as condições operacionais, até mesmo porque o piso ao redor era muito antigo e já estava bastante quebrado. Segundo Leonardo, a metragem do espaço reformado é de seiscentos e trinta metros quadrados e a concretagem do piso demorou apenas um dia, pois não foi necessário realizar a armação das telas. Ele também menciona que quase todo o hangar foi refeito, contando com a construção e reforma de salas, banheiros, forro de gesso e afins — processo que levou cerca de dez meses para ser concluído.

As diferenças entre piso de fibra e piso de tela

Existem diferenças significativas entre esses dois tipos de piso. No caso do piso de tela, são inseridas armações antes da concretagem — podendo ser feito de forma dupla (armação superior e uma inferior) ou simples (armação superior).

Entretanto, o uso das armações acarreta em uma dificuldade operacional para lançar concreto depois, porque os responsáveis pelas execuções pisarão sobre a tela, fazendo com que seu posicionamento seja alterado. Dessa forma, ela abaixará e ficará suscetível a manifestações patológicas. Como resultado, muitas vezes a parte de cima do concreto apresenta trincas, tendo em vista que não haverá nenhuma armadura para evitá-las.

Execução de base com brita graduada

Pode-se dizer, então, que uma das principais vantagens das fibras de aço Dramix® em relação à tela é a integridade da estrutura. Com o Dramix®, é possível dosar todo o quantitativo antes da concretagem, em uma usina específica, entregando o concreto pronto para ser executado. No momento de lançamento do concreto, não é preciso se preocupar em atendimento de cobrimentos, uma vez que não há tela. Ou seja, é um procedimento bem mais fácil e rápido, que potencializa a produtividade

De acordo com Leonardo, o fato de ter uma chance menor de trincar praticamente elimina a necessidade de o engenheiro voltar ao local da obra para fazer algum tipo de reparo. No mais, o uso do Dramix® não demanda gastos com mão de obra, o que deve ser considerado para armação em tela, acelerando o tempo de conclusão da obra e ainda reduzindo a perda de material — muito comum no uso das telas em função da falta de tempo hábil para realização de uma paginação detalhada. Portanto, com o material de fibra, vários custos foram minimizados.

O papel da Belgo Bekaert na obra do hangar da Unimed Pampulha

O engenheiro, que até então nunca havia trabalhado com os materiais da Belgo, relatou que, ao utilizá-los na reforma do hangar da Unimed Pampulha, ficou muito satisfeito com o resultado. Ele conta que já fez, inclusive, novas cotações com a fornecedora para usar os componentes em outras obras.

Posicionamento de lona

Segundo o especialista, além das vantagens já citadas e da qualidade do material, o que mais impressionou foi o suporte técnico e a agilidade do atendimento. “Se algum cliente pede um orçamento para um piso de cinquenta toneladas, por exemplo, ele consegue informações precisas sobre a taxa de aço que deve ser utilizada ao ligar para a Belgo”, afirma. Com isso, elimina-se a necessidade de fazer vários cálculos e o tempo é otimizado, pois a solução já se encontra definida.

Tal suporte especializado facilita bastante o trabalho do engenheiro, da construtora e dos demais profissionais responsáveis, em virtude da praticidade oferecida.

Concretagem

Então, como você pôde conferir, o piso do hangar da Unimed Pampulha foi construído com as fibras de aço Dramix®, um dos produtos da Belgo Bekaert Arames e boa parte do sucesso da construção se deve aos diferenciais oferecidos pela empresa.

Os materiais Belgo podem ser a peça que faltava para melhorar os resultados das suas obras. Se você também quer contar com essa parceria, não perca tempo: entre em contato conosco agora mesmo!

Powered by Rock Convert
Deixe um comentário