Em que situações usar Belgo Murfor® como reforço de alvenarias?

Belgo Murfor

A eficiência é um vetor perseguido pela Engenharia Civil. Levando isso em conta, você sabe como fazer um bom reforço de alvenarias? Entenda agora mesmo!

A possibilidade de reforçar as alvenarias constitui um detalhe relativamente simples que pode trazer muitos benefícios. Nesse cenário, o Belgo Murfor® surge como um produto completo e vantajoso para quem pretende alcançar a excelência na execução.

Neste conteúdo, mostraremos como a aplicação pode ser feita e quais necessidades esse produto atende. Também comentaremos as vantagens proporcionadas por essa treliça e os motivos para instalá-la.

Para tratar desse tema com a profundidade que ele exige, conversamos com o engenheiro Roberto Coelho, da Racional Sistemas Construtivos — empresa com mais de oitocentos mil metros quadrados projetados e duas décadas de experiência. Acompanhe até o fim!

Quais são as vantagens de aplicar Belgo Murfor®?

De forma bem resumida, a Belgo Murfor® é uma treliça galvanizada e plana. Um de seus diferenciais é que ela é eletrossoldada em todos os pontos de contato, o que dá origem a um plano único. Trata-se de uma armadura pré-fabricada, comumente empregada para reforçar a alvenaria — ela é aplicada na argamassa de assentamento, entre as fiadas de blocos.

De acordo com o especialista, a principal vantagem proporcionada pelo Belgo Murfor® consiste em aumentar a capacidade da parede de absorver esforços de tração oriundos de ações externas e internas. Ou seja, seu uso proporciona ductilidade às alvenarias — de vedação ou não. Essa propriedade é a capacidade de se deformar minimizando fissuras, trincas e outras patologias.

Roberto ainda aponta que esse produto da Belgo trabalha muito bem com a argamassa de assentamento, o que ocorre devido ao seu formato. Assim, desenvolve-se um trabalho conjunto entre eles, algo que não é possibilitado pelo uso de barras tradicionais isoladas. O fato de ser galvanizada também é um detalhe bastante positivo, visto que esse revestimento metálico viabiliza uma vida útil muito superior quando comparada às armaduras tradicionais.

Sendo assim, algumas de suas vantagens notáveis são:

  • consumo relativamente baixo, proporcionando uma relação custo-benefício plenamente justificável;
  • durabilidade e segurança;
  • racionalização dos sistemas e processos construtivos.

Esse produto foi introduzido no Brasil pela Belgo Bekaert Arames, a partir da experiência da Bekaert na Europa, onde esse tipo de reforço tem mais de 40 anos de utilização, estando previsto nas normas técnicas correlatas.

Como o reforço funciona?

As paredes têm grande capacidade de absorver esforços de compressão — algo que não se repete em relação aos esforços de tração. Por consequência, “a inserção de Belgo Murfor® nas juntas horizontais de assentamento confere resiliência às paredes, permitindo absorver grande parte desses esforços de tração”, explica o engenheiro.

Tal característica é bem útil em alvenarias longilíneas, duplas e/ou com grandes alturas — acima de seis metros de comprimento. Isso porque elas estão mais suscetíveis às manifestações patológicas: a Murfor® cumpre a missão de “emprestar” a capacidade de se deformar presente no aço para elas. Assim, paredes reforçadas com Murfor apresentam um melhor desempenho estrutural, minimizando a ocorrência de fissuras.

Quando aplicar Belgo Murfor®?

Para Roberto, é necessária a verificação dos esforços na parede, a partir do suporte fornecido pelo software desenvolvido exclusivamente para essa finalidade, ou pela própria interpretação e análise apurada do projetista responsável.

A primeira opção corresponde à tendência da utilização de métodos automatizados e tecnologia na construção civil. Essa é uma solução que não só torna o procedimento mais ágil, mas também aumenta a precisão durante o dimensionamento. Com a ferramenta, é possível acessar cálculos anteriores e os parâmetros aplicados.

Há como conferir relatórios completos, com a metodologia, as formulações e as respectivas referências técnicas. A segurança para o armazenamento de cálculos estruturais, bem como a precisão oferecida funcionam como uma proteção adicional para o trabalho, sem que isso implique qualquer custo adicional.

A tecnologia Murfor pode ser aplicada quando a parede estiver submetida aos esforços que causam tração no sentido horizontal. Deformações ou esforços transversais provocados pela ação do vento são exemplos claros disso, indica o engenheiro.

Algumas das principais aplicações da Murfor® são:

  • paredes de porões;
  • paredes assentadas sobre estruturas sujeitas ao efeito de recalques diferenciais;
  • grandes panos de parede;
  • oitões;
  • paredes de juntas a prumo;
  • paredes duplas com cavidades;
  • reforços para apoio de lajes;
  • amarrações entre paredes;
  • paredes com mudanças de nível;
  • vergas e contravergas.

Ao ser questionado se existe alguma dica para a construção de paredes com reforço, Roberto recomenda submeter o projeto à análise de um projetista estrutural com experiência no assunto. Ele destaca a grande importância de seguir todos os procedimentos contidos nas cartilhas e manuais fornecidos pela Belgo Bekaert Arames, que fabrica o material.

Por que contar com a Belgo Murfor® em seus projetos?

Além de contar com a melhor solução do mercado para as demandas apresentadas ao longo deste texto, o produto é acompanhado de uma ferramenta exclusiva para ajudar na verificação de alvenarias, o que otimiza de maneira significativa o trabalho do engenheiro.

Como o dimensionamento era um conhecimento ainda pouco difundido no mercado, a Belgo desenvolveu esse software para popularizar o uso da treliça em alvenarias, automatizando boa parte do processo.

Sendo assim, esse produto é a melhor alternativa para quem deseja aprimorar a qualidade da obra e a sua durabilidade por meio da ductilidade no dimensionamento de alvenarias. Com tecnologia e cálculos confiáveis, ela reúne todas as condições para que a execução ocorra da melhor maneira possível.

A aplicação da Belgo Murfor® voltada ao reforço de alvenarias tende a ser um importante passo para aperfeiçoar o seu projeto. Portanto, não deixe de contar com essa opção!

Se você gostou do conteúdo e quer trabalhar com essa tecnologia, entre em contato conosco, pois nós podemos ajudar!

Powered by Rock Convert
Deixe um comentário