Solução Belgo Protec em cercamento da Mina de Serra Azul: mais de 1000 peças entregues!

  • Home
  • Cases
  • Solução Belgo Protec em cercamento da Mina de Serra Azul: mais de 1000 peças entregues!
Belgo e Mina de Serra Azul

Premiada por sua segurança, a Mina de Serra Azul é um case de sucesso do uso da solução da Belgo Protec. Neste conteúdo, você verá como ele foi feito — desde o projeto até a instalação das mais de 1000 peças que garantem a segurança dos colaboradores.

A NR 12 tem como objetivo garantir a segurança e a integridade física dos trabalhadores, assim como prevenir de acidentes de trabalho. Por isso, ela conta com uma série de referências técnicas, princípios e medidas de proteção. 

A Mina de Serra Azul é destaque positivo por suas boas práticas de segurança e uso dos módulos de proteção para correias transportadoras Belgo Protec. Em 2018, inclusive, a mina recebeu o Prêmio Proteção Brasil. 

A parceria entre a Belgo Bekaert e a ArcelorMittal, que opera a Mina de Serra Azul, é um dos fatores que levam a esse destaque. Para compartilhar com você os detalhes desse projeto, conversamos com o engenheiro de projetos da Belgo Bekaert, Rogério Marinho e o engenheiro de segurança do trabalho da ArcelorMittal, Christiano José Ferreira. Continue lendo para conferir o que eles nos contaram!

A segurança na Mina de Serra Azul 

A segurança dos trabalhadores da Mina de Serra Azul sempre foi colocada como prioridade. Isso não só por causa da NR 12, que estabelece requisitos para prevenção de acidentes durante a utilização de máquinas e equipamentos, mas também porque a empresa compreende que o pessoal é essencial para seu sucesso. 

O engenheiro de segurança conta que, em um primeiro momento, a ArcelorMittal optou por utilizar uma proteção conhecida e usada também por operações em outras empresas. Mas a estrutura que devia proteger as correias laterais tinha o plástico como matéria-prima, e o resultado não foi o esperado.

Por conta disso, alguns problemas eram perceptíveis logo ao visualizar as correias, como a deterioração do material logo após a sua instalação, podendo quebrá-la caso algum material caísse ali — o que é bastante comum em áreas de mineração. Além disso, em algumas situações a grade não fechava completamente após aberta, o que deixava os colaboradores expostos ao perigo. 

A mudança para a Belgo Protec 

Diante dessa situação, a equipe da Mina de Serra Azul iniciou a busca por uma nova solução de proteção das correias da mineração. Foi então que encontraram os módulos de proteção para correias transportadoras Belgo Protec. Para conhecer na prática o funcionamento da solução, executaram, inicialmente, um projeto prévio a fim de testar se o cercamento atendia a estética, qualidade e todos os requisitos da NR12. 

Apesar de ser um teste para o projeto inicial de cercamento das correias transportadoras da Mina de Serra Azul, com Belgo Protec, foram entregues mais de mil peças, a fim de proteger as máquinas. Isso totaliza aproximadamente 2km de cerca como barreira física e segurança dos trabalhadores perante as correias transportadoras, segundo o engenheiro Marinho. 

Rogério explica que de modo prático isso significa mais segurança para o trabalhador da mina. Ainda a respeito das vantagens para o trabalhador, podemos destacar também um maior espaço para o operador realizar a manutenção, além da redução do peso do material. 

Parceria de sucesso 

Alguns fatores levam as duas empresas a acreditarem que esse projeto é um caso de sucesso. Primeiro, a segurança das correias transportadoras da Mina de Serra Azul é um bom exemplo de como executar as medidas indicadas pela NR12. Por esse motivo, diversas empresas visitaram a mina para ver na prática como funciona sua estrutura de proteção. 

De acordo com Christiano, o feedback dos trabalhadores foi muito positivo. O engenheiro da ArcelorMittal conta que os operadores sentem mais segurança na execução de suas tarefas diárias pela confiança que a grade passa para eles.

Mas os feedback mais frequentes vêm da equipe de manutenção, uma vez que seu trabalho foi facilitado por conta da simplicidade em retirar e colocar de volta os itens da grade para manutenção. Além do uso de uma nova estrutura de proteção, a empresa realizou várias campanhas com o objetivo de orientar seu manuseio. 

A solução Belgo Protec 

O mais importante diferencial da Belgo Protec é que a solução é 100% adequada à NR12. No caso da proteção de correias transportadoras, a Belgo Bekaert fornece barreiras físicas de fácil instalação e manutenção, facilidade de adaptação, transparência, baixo peso e excelente durabilidade e resistência. 

A solução é feita de aço, com postes e painéis galvanizados com pintura em poliéster. Ou seja, com toda a qualidade do aço que a Belgo Bekaert garante para seus clientes. Sobre a pintura em poliéster, é importante destacar que ela é feita na mais moderna câmara de pintura do Brasil, com tratamento Anti UV. 

As dimensões e baixo peso garantem boa ergonomia, agilidade na instalação e fácil remoção quando necessário, diminuindo o tempo de parada da correia.

Todos os clientes que contratam a solução da Belgo Protec contam com uma equipe especializada de engenheiros que prestam consultoria na execução do projeto. Ou seja, auxiliam a empresa a identificar suas principais necessidades e saber como solucioná-las por meio do uso dessa proteção física para NR12. 

Nesse sentido, Christiano destaca o atendimento recebido da Belgo Bekaert. O relacionamento entre as duas empresas é mesmo de parceria e transparência, em que o engenheiro de segurança percebe que a equipe está sempre disposta a entender as necessidades e não apenas vender um produto como resolução.

Também é importante destacar que a equipe da Belgo Bekaert realizou uma série de treinamentos para a instalação correta das cercas Belgo Protec na Mina de Serra Azul. Christiano explica que há uma pessoa encarregada em conduzir esse trabalho junto a uma equipe de colaboradores da ArcelorMittal e terceiros contratados pela empresa. 

A sua empresa também pode receber essa consultoria e contar com uma solução totalmente adequada à NR12. Para saber como a Belgo Bekaert pode auxiliar você a executar um projeto que priorizará a segurança das máquinas e dos seus colaboradores com qualidade, converse com um de nossos consultores

Deixe um comentário