Você vende para quem? Como identificar o perfil do cliente da sua loja de materiais agrícolas?

Você vende para quem? Como identificar o perfil do cliente da sua loja de materiais agrícolas?

Você realmente sabe como identificar o perfil do cliente de sua loja de produtos agrícolas? O crescimento do setor, a variedade nas ofertas de insumos e outros fatores fazem com que essa pergunta seja cada vez mais relevante para quem empreende na área.

Levando a importância do tema em conta, preparamos este texto. Ao longo do artigo, você entenderá como traçar os diferentes perfis, o estado atual do mercado e o que deve ser feito para atrair um número maior de consumidores. Vamos lá?

Como está o mercado do agronegócio?

Segundo dados levantados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), divulgados pelo portal do SEBRAE, o mercado do agronegócio pode ser tratado como um dos grandes destaques da economia brasileira. Em 2015, ele foi responsável por:

  • 37% dos empregos brasileiros;
  • 21,5% do Produto Interno Bruto (PIB);
  • 46% das exportações totais.

Além dos números expressivos, é válido destacar que boa parte dos produtores rurais — independentemente do porte — buscam no varejo as principais necessidades de sua rotina de trabalho. Peças, acessórios, rações, equipamentos de manutenção, cercamento etc. podem ser vendidos em lojas agrícolas.

Ao considerar todos esses pontos, pode-se dizer que o setor vivencia um momento de alta. O contexto econômico e a procura por esse tipo de comércio devem continuar crescendo, o que leva ao aumento das vendas. Por consequência, os resultados do negócio também podem melhorar significativamente.

Por que identificar o perfil da clientela?

Para que a sua loja passe por um desenvolvimento sustentável, é de suma importância conhecer o perfil das pessoas que compram com você. Listamos, logo abaixo, algumas vantagens obtidas ao fazer essa identificação.

Ajuda a adequar o estoque à demanda

Gerir o estoque de maneira adequada é um desafio para muitos lojistas. Produtos com validade curta não podem ser comprados em grandes quantidades, caso não haja demanda suficiente, por exemplo.

Ao identificar o perfil de seus clientes — grandes ou pequenos produtores, tipo de atividade desenvolvida, principais criações etc. — você se aproxima de uma gestão de estoque mais eficiente, evitando gastos desnecessários.

Possibilita determinar a variedade

Você vende adubos para pastagem e ferramentas? Será que o cliente que sempre compra um desses itens, também vai adquirir o outro em algum momento?

Determinar a variedade do que você vende é uma atitude central para conseguir um bom resultado. Ao conhecer melhor quem compra com você, torna-se viável desenvolver estratégias específicas de promoções, ofertas e vendas combinadas.

Mostra em quais produtos focar

É possível vender muitos insumos em uma mesma loja, concorda? No entanto, alguns produtos tendem a vender mais que os outros, dependendo da demanda da clientela, do tipo de urgência que ela apresenta, da localização do estabelecimento e assim por diante.

Sendo assim, é mais do que interessante pensar em formas de dar destaque aos insumos que são vendidos em maior número e/ou frequência.

Como identificar o perfil do cliente de sua loja?

Agora que você já sabe a situação do mercado nos últimos anos e as possibilidades que a identificação traz para o seu negócio, é hora de colocá-la em prática.

Saiba a atividade desenvolvida por seus clientes

O primeiro passo para a montagem de perfil é saber o que seus clientes fazem e qual é o foco dessa atividade. Em geral, há como presumir que todos eles se relacionam profissionalmente, de alguma maneira, ao agronegócio.

Contudo, isso não é o suficiente. Para exemplificar: se a maioria deles cria gado bovino, tente entender se as criações são majoritariamente de corte ou de leite.

Entenda qual é o porte da propriedade

Depois de saber o foco de atuação e os objetivos que eles têm, compreenda o porte da propriedade. Afinal, vender para pequenos produtores é muito diferente de atender fazendeiros donos de verdadeiros latifúndios.

Esses públicos se distinguem em inúmeros aspectos — das preferências de compra ao poder aquisitivo, é claro.

Procure conhecer a localização

A localização, nesse caso, tem a ver com o endereço da propriedade e não necessariamente com o local de residência do comprador. Isso é interessante para entender como trabalhar com planos de marketing e divulgação.

Se a maior parte de quem compra no seu estabelecimento morar nas proximidades, é provável que ações locais, pensadas para esse público, gerem resultados mais satisfatórios.

Analise o que e quanto eles compram

Essa etapa é imprescindível para aumentar suas vendas. Ao saber os produtos que mais saem e em quais quantidades as compras são feitas, você pode estimar melhor o estoque e pensar em vendas combinadas ou descontos por lotes — “ganhe um aplicador na compra de um remédio” ou “leve desconto de 50% na terceira unidade desse produto”, por exemplo.

Organize todas as informações

Depois de reunir todos esses dados, é fundamental organizá-los de uma forma que seja completamente acessível para você e sua equipe. Nesse sentido, a tecnologia pode ajudar muito com softwares de gestão de vendas e afins.

Como aumentar o fluxo de clientes?

Mesmo sabendo qual é o perfil deles, é necessário pensar em alternativas para atrair mais clientes para a sua loja, não é mesmo? Veja, a seguir, algumas dicas pensadas para atingir esse objetivo.

Invista no design

Um design devidamente planejado pode colaborar para que mais pessoas entrem em sua loja. Não se esqueça de que não basta ter uma beleza externa, porque também é preciso organizar os departamentos e os produtos seguindo uma lógica.

Treine sua equipe

Acredite: treinamento de vendas para a equipe pode fazer a diferença nos números do balanço mensal. A assistência na hora da compra e um atendimento impecável podem impressionar a clientela e fazer com que ela volte ao seu estabelecimento.

Ofereça um estacionamento privado

Imagine que uma pessoa precisa comprar muitos insumos em sua loja. Seria muito mais prático se ele pudesse estacionar o veículo em um local perto dela, certo? Ofereça um estacionamento privado para deixar seus clientes mais à vontade.

Enfim, não é tão difícil saber como identificar o perfil do cliente. Fazer isso é algo indispensável para proporcionar um atendimento especial e, consequentemente, conseguir vender mais!

Se você gostou do texto, aproveite para saber como melhorar a gestão de estoque da sua loja!

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