Venda externa: veja como aumentar o faturamento da sua loja!

venda externa

Certamente você já ouviu falar em venda externa. Em tempos nos quais as negociações estão cada vez mais impessoais, devido ao uso da internet, fazer uma visita presencial torna-se uma tática interessante de fidelização da clientela no ramo agropecuário. Afinal, esse setor trata de itens e necessidades muito peculiares.

Como cada produtor tem demandas específicas, é importante que o negociante entenda essas necessidades, a fim de conseguir oferecer produtos de melhor qualidade. Nesse sentido, investir em vendedores externos pode ajudar muito no faturamento da sua loja, trazendo excelentes resultados.

Ficou curioso para entender melhor? Então, confira, a seguir, o que é venda externa e como ela pode ajudar a alavancar sua lucratividade!

O que é venda externa?

Como o próprio nome sugere, a venda externa é realizada fora das instalações do estabelecimento. Assim, para que essas negociações, — necessariamente presenciais —, ocorram, a parte interessada vai ao encontro do cliente.

Ao contrário do vendedor interno, que atua dentro da empresa, o externo passa boa parte do seu dia na rua. Seu trabalho é baseado em estabelecer um relacionamento com os possíveis compradores, gerando novas oportunidades de negócio.

Essa é uma estratégia que traz bons resultados rapidamente, promovendo uma interação mais humanizada com os consumidores e estabelecendo uma relação de confiança. Além disso, ela é extremamente eficaz para empresas que trabalham com um público segmentado: o caso dos produtos agropecuários.

Quais são as principais características da venda externa?

Nessa abordagem, a atenção está toda voltada ao prospect e à compreensão de suas necessidades e desafios. Como é presencial, ela permite a leitura da linguagem corporal e, assim, o vendedor consegue entender mais facilmente se está no caminho certo ou se ainda não conseguiu apresentar a solução ideal para convencer o cliente a fechar negócio.

Esse tipo de venda geralmente é focada em mercadorias e serviços mais caros ou complexos, que exigem um estudo cuidadoso do consumidor. Para que funcione, é importante que seus funcionários conheçam muito bem todos os produtos e saibam indicar com exatidão a melhor solução, caso a caso.

Também é necessário trabalhar a resiliência, porque nem sempre o negócio será fechado na primeira visita. Trata-se de um trabalho de construção, mas que, ao final, traz resultados duradouros e bem satisfatórios.

A venda externa pode parecer algo solto, mas está bem longe disso. Afinal, o profissional tem metas para cumprir e deve apresentar relatórios com as visitas e seus resultados, fornecendo um acompanhamento claro para quem o contratou.

Como a venda externa vai aumentar o seu faturamento?

O trabalho do vendedor externo traz diversos benefícios para quem comercializa produtos agrícolas, elevando substancialmente o faturamento. Destacamos aqui os mais relevantes. Confira!

Mapeamento de mercado

O contato mais próximo, proporcionado pelas visitas dos vendedores, estreitam as relações e permitem a realização de um mapeamento mais preciso do mercado. Conversando de maneira direta e informal com o fazendeiro, o profissional pode obter informações sobre as práticas e abordagens da concorrência, avaliando também os seus pontos fracos.

Assim, a sua loja é capaz de oferecer diferenciais, que vão desde uma gama maior de produtos e programas de fidelidade a melhores condições de pagamento.

Compra mais segura

Uma das maiores vantagens da venda externa é o contato direto com o freguês, ou seja, conhecer de perto a sua realidade. Quando o comerciante se dispõe a visitar esse consumidor, ele separa um bom tempo na agenda para atendê-lo. Assim, consegue identificar o perfil do cliente, entender melhor os problemas que ele enfrenta e saber quais produtos podem ajudar a resolvê-los, oferecendo mais segurança e credibilidade ao comprador.

Fidelização do consumidor

O contato mais próximo auxilia na fidelização do consumidor, o qual pode indicar o produto adquirido para outros fazendeiros. Dessa forma, é possível ampliar a rede de contatos e seu raio de atuação. Isso porque, quando esse trabalho é feito com qualidade, é natural que o número de clientes aumente.

Desenvolvimento da marca

A visita também permite que o branding seja melhor trabalhado, fixando a sua marca na cabeça do consumidor e fazendo com que ele se lembre do seu produto quando estiver pensando em uma solução.

Ampliação da carteira de clientes

Esse tipo de venda geralmente é comissionada, o que faz com que o profissional se esforce ainda mais obter novos contatos e fazer com que eles fechem negócio, o que ajuda a ampliar o número de compradores.

Fidelização de novos clientes

Outro ponto importante que caracteriza a venda externa é o fato de se tratar de uma negociação que envolve entrega de valor. Por isso, é necessário dar muita ênfase aos pontos positivos do seu produto e surpreender o cliente, para conseguir fidelizá-lo e fazer com que ele se torne um contato permanente.

Maior conforto

A possibilidade de o fazendeiro receber a visita do profissional do comércio, em vez de gastar tempo e dinheiro se deslocando até a loja, aumenta muito as chances de fidelização. A comodidade pode fazer com que ele prefira fechar negócio com a sua loja a ter que orçar em diversos locais e ir buscar essas mercadorias sempre que for necessário.

Retomada de clientes inativos

Sabe aqueles contatos que há muito tempo não compram na sua loja? O trabalho de um vendedor externo pode ajudar a retomar esses clientes. Com a visita, eles podem entender melhor o momento que esse produtor está enfrentando ou o que ocasionou a interrupção nas compras e oferecer soluções viáveis para que esse contato volte a comprar do seu estabelecimento.

Acompanhamento pós-venda

O trabalho do comerciante que atua fora do estabelecimento não acaba com o fechamento do negócio. É preciso acompanhar esse cliente depois da compra, entender se há alguma dúvida no uso do produto, se ele tem alguma dúvida etc. Essa assistência pode fazer toda a diferença na hora de fidelizar o consumidor, ampliar a carteira de compradores e aumentar o faturamento do seu negócio.

Contar com a ajuda da venda externa pode fazer toda a diferença na hora de melhorar o desempenho da sua loja! Com todas essas vantagens que citamos, é possível se destacar frente à concorrência, fortalecendo a sua marca no mercado. Afinal, quanto mais tradição você construir, maior será a adesão entre novos consumidores, proporcionando, assim, um crescimento contínuo.

Para melhorar ainda mais seu faturamento, confira neste artigo de 4 técnicas de negociação para fechar grandes vendas e compartilhe as informações com o seu time de vendedores!

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