marketing para atrair clientes

7 dicas de marketing para atrair clientes na revenda agrícola!

O agronegócio é o carro-chefe da economia brasileira e, mesmo em momentos de instabilidade e incertezas no cenário político-econômico, o setor sempre representa uma parcela significativa no PIB nacional. A tecnologia é protagonista nesse cenário de crescimento, unindo os produtores do campo aos empresários do ramo agrícola.

O salto no uso da internet nos últimos anos demonstra que é essencial estar conectado para garantir o lugar no mercado. Nesse contexto, quem está à frente de uma loja de insumos agrícolas precisa estabelecer boas estratégias de marketing para atrair clientes, criando e mantendo, assim, excelentes oportunidades de negócio.

Por isso, para acompanhar as mudanças que o setor tem apresentado, manter a competitividade na praça e colher resultados positivos é preciso compreender as especificidades da revenda agrícola e aprender um pouquinho sobre marketing.

Então, acompanhe as dicas que elaboramos para você sobre o assunto!

1. Defina a sua persona

Se você ainda não conhece a sua persona, então esse é o primeiro passo que deve dar. A análise da persona (seu cliente ideal) envolve mais do que a segmentação do seu público-alvo. Além dos dados demográficos como como idade, sexo e local, as informações sobre a persona partem de uma pesquisa e envolvem o comportamento do consumidor.

Ao delinear o perfil desse cliente ideal, você conhece as suas atitudes, interesses, hábitos, objetivos e necessidades. Com isso, é possível encontrar a melhor maneira de atingi-lo, a fim de demonstrar que a sua solução é diferenciada.

A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) divulgou a 7ª edição da Pesquisa sobre os Hábitos do Produtor Rural, dando um panorama do comportamento atual do homem do campo. Por exemplo, o uso de smartphones saltou de 17% em 2013 para 61%. O uso da internet subiu 7% nesses últimos anos, e ¾ dos produtores entrevistados afirmaram ter acesso a ela, bem como às redes sociais.

Essas informações da ABMRA são extremamente valiosas e oferecem boas diretrizes para montar as estratégias de marketing para atrair clientes. Contudo, lembre-se de que esse perfil é geral e que a persona do seu negócio é única, podendo ser diferente, inclusive, da persona de um concorrente seu. Aliás, você pode ter mais de uma persona: o pecuarista e o agricultor, por exemplo.

2. Tenha um site

De acordo com os números apresentados pela ABMRA, você já percebeu que é fundamental estar presente na internet, não é mesmo? Portanto, desenvolva um site para divulgar a sua marca e todas as informações referentes ao seu negócio.

O site deve ter conteúdo relevante para a sua persona, ser atraente, de fácil navegação, intuitivo para o usuário e responsivo. A responsividade significa que ele deve ser igualmente funcional e ser acessado de qualquer dispositivo, como notebook, tablet ou celular. Isso é muito importante, visto que mais de 60% dos produtores rurais usam smartphones.

Porém, saiba que não basta apenas estar na internet. É preciso que seus clientes encontrem você nos sites de busca. Por isso, estude e faça boas práticas de Otimização para Mecanismos de Busca — ou SEO. Elas incluem ações para que as palavras-chave relevantes para a sua empresa sejam bem ranqueadas nos mecanismos de busca.

Por exemplo, você pode otimizar termos como “arame para cerca rural”, “fertilizantes para pastagens” etc., tanto as palavras-chave quanto produtos revendidos em sua loja.

Além das informações sobre o seu negócio, o seu site pode ser o seu e-commerce (vendendo produtos on-line) e também direcionar seus clientes para o seu blog — é uma ótima ideia criar um. Isso porque nele você disponibiliza conteúdos ricos, informativos e educativos para o seu público.

Com o tempo, o blog pode se tornar a porta de entrada para o seu site ou e-commerce, gerando leads (possíveis clientes) que podem ser contactadas e se tornarem clientes.

3. Utilize diferentes canais de comunicação

Estabelecer uma boa comunicação com o cliente é palavra de ordem para atrai-lo com nas estratégias de marketing. Isso é fundamental e, para fazê-lo da melhor forma, você deve estar onde o seu público está.

Depois da análise da persona, você saberá quais são os canais utilizados por ela com maior frequência. Mas é fundamental dispor de mais de um canal, para que o seu cliente escolha a melhor forma para entrar em contato com você — seja por SMS, e-mail marketing ou redes sociais.

Como os dados da ABMRA demonstram que o produtor rural está nas redes sociais, é importante que você também marque presença por lá. O aplicativo de mensagens WhatsApp é o favorito, sendo utilizado por 96% dos agropecuaristas. Em seguida está o Facebook (67%), o YouTube (24%), o Messenger (20%), o Instagram (8%) e, por último, o Skype (5%).

Você pode promover ações de marketing de comunicação em todas essas plataformas, mas vale lembrar que outros canais como rádio, jornais e televisão ainda fazem parte do mundo do campo.

4. Invista em links patrocinados

O que as pessoas fazem quando têm alguma dúvida ou problema? A grande maioria delas recorre ao Google, certo? Os links patrocinados são propagandas ou anúncios dispostos na página de resultados da pesquisa que o usuário fez ou, ainda, vinculados a outros sites relacionados ao seu negócio.

A diferença dos links patrocinados para as otimizações de SEO que mencionamos (e que promovem um tráfego orgânico) é que você paga para que seus anúncios sejam divulgados.

O objetivo deles é que outros usuários que busquem por assuntos semelhantes ao seu, mas que ainda não conhecem a sua loja, consigam encontrar a sua marca em outros sites, blogs ou páginas de redes sociais que estejam seguindo.

Normalmente, o investimento ocorre no formato PPC (do inglês Pay Per Click), ou seja, só será cobrado o valor quando o usuário clicar no link.

5. Faça investimentos em pós-venda

Tão importante quanto atrair novos clientes para a loja agrícola é fidelizar aqueles que você já tem. Há muitas maneiras de fazer isso, mas nesse segmento é essencial dar atenção ao pós-venda.

Esse atendimento envolve todas as ações que oferecem soluções após você ter vendido um produto na sua loja. Elas podem ser um auxílio para aplicar um produto, trocas de insumos com defeitos ou com baixa satisfação do cliente etc.

Ou seja, são as práticas que você adota para melhorar a experiência do seu cliente. Se o seu consumidor se deparar com algum problema, e você o ajudar a resolvê-lo, as chances de ele retornar e indicar a sua loja para terceiros é grande, concorda?

6. Faça parceria com bons fornecedores

As marcas dos seus principais fornecedores são conhecidas no mercado? Quanto mais conhecidas pelo público, mais fácil será atrair clientes para a sua loja, seja vendendo produtos tradicionais, seja lançando novidades.

Além de buscar sempre por fornecedores de insumos de alta qualidade, procure por marcas que investem na sua própria divulgação, isto é, que já tenham criado uma boa referência na mente dos seus clientes.

Boas parcerias são sempre bem-vindas e você pode ser a ponte entre consumidor e fornecedor, facilitando a comunicação entre eles no seu pós-venda, por exemplo.

7. Participe de eventos

A tecnologia pode ter invadido o campo, mas, ainda assim, o agronegócio tem raízes profundas e tradicionais. Ou seja, estar próximo, tomar um café e apertar a mão de potenciais clientes é uma estratégia de marketing essencial a esse setor.

A dica aqui é conciliar as ações offline com as online. Uma vez que você estiver no evento, otimize a captação de contatos e mantenha um relacionamento posterior contínuo com os clientes.

No mesmo dia da feira, você pode entrar em contato com o consumidor e agradecer a visita no seu estande, além de convidá-lo para acessar o seu site, por exemplo. Como nesses eventos há muitos debates e informações ricas trocadas entre produtores e fornecedores, você pode fazer um compilado de arquivos e, mais tarde, disponibilizar para download para quem não pôde comparecer.

Como você já sabe, a tecnologia é uma grande aliada de todas as pessoas que estão ligadas à cadeia agropecuária — produtores, fornecedores, empresários. Estabelecer estratégias de marketing para atrair clientes nada mais é que aproveitar as facilidades que a tecnologia traz e acompanhar as mudanças no comportamento dos consumidores para entregá-los o serviço de qualidade que procuram.

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