[INFOGRÁFICO] IN 76º: entenda mais sobre as novas diretrizes para a produção de leite

  • Home
  • Agro
  • [INFOGRÁFICO] IN 76º: entenda mais sobre as novas diretrizes para a produção de leite

Você conhece as novas diretrizes para a produção de leite? Acompanhe o conteúdo até o fim e saiba tudo sobre a Instrução Normativa 76 (IN 76)!

O que é a Instrução Normativa 76?

Também conhecida como IN 76, ela foi fixada pelo Ministério da Agricultura em novembro de 2018¹. Essa norma altera regulamentos técnicos para identidade e qualidade do leite pasteurizado tipo A, do cru e do pasteurizado.

O que mudou com a IN 76?

A temperatura do leite, ao ser entregue nos estabelecimentos, deve ser de 7,0 °C. O leite cru e refrigerado precisa seguir alguns padrões mínimos², como ter 3% de gordura e 2,9% de proteína. A descrição bacteriana não pode ultrapassar 300 mil/ml.

Qual é a importância dessas mudanças?

As novas regras têm como objetivo oferecer um produto ainda mais seguro para o consumidor e melhorar a cadeia produtiva como um todo. Dessa forma, o setor, assim como os produtores, pode se beneficiar e crescer muito.

Quais impactos elas trazem para os produtores?

Com as novidades, é preciso ter atenção aos critérios de produtividade, à educação sanitária e aos bons hábitos agropecuários. Afinal, a tendência é que o uso de ferramentas de controle de qualidade seja intensificado na produção leiteira.

Enfim, a instrução normativa 76 (IN 76) é responsável por uma série de mudanças nesse contexto e, consequentemente, no trabalho do fazendeiro. Por isso, é fundamental saber aproveitá-las para aprimorar o setor e conquistar ainda mais respaldo para a atividade.

Se você gostou deste conteúdo, aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais!

in 76

Deixe um comentário