indicadores de desempenho

Como definir indicadores de desempenho para sua revenda agrícola?

Todo negócio precisa ser acompanhado de perto para que qualquer desvio de rota seja corrigido em tempo hábil. Isso significa que é indispensável avaliar constantemente como as coisas estão indo na loja e, para isso, existem os indicadores de desempenho.

Esses índices constituem métricas próprias, isto é, são formas de medir se a revenda está comercializando bem os itens que adquire ou se o estoque está parado na loja. Conhecer essas ferramentas de gestão permite acompanhar o crescimento e saber quando agir de forma mais precisa para manter os lucros.

Mas quais são esses indicadores de desempenho e como defini-los para a revenda agrícola? Continue a leitura e entenda!

O que são indicadores de desempenho?

Indicadores de desempenho são formas de avaliar a performance da empresa ao longo de um período de tempo, ou seja, medir se as atitudes e as decisões tomadas estão encaminhando o negócio para o alcance das metas estabelecidas. Também são conhecidos como KPIs, que é a sigla em inglês para Key Performance Indicator.

Em outras palavras, são métricas para saber se há eficiência na condução de um negócio. Um indicador pode avaliar qualquer coisa que seja relevante para a gestão, desde o número de itens comercializados por vendedor, até a capacidade de atendimento do estabelecimento.

Para avaliar sua performance, por exemplo, a empresa pode fazer uso de uma unidade de medida bem simples: “número de máquinas vendidas por mês”. Com isso, consegue ter uma ideia dos resultados da revenda. Esse, portanto é um indicador de desempenho.

Por sua vez, o cálculo constante dos resultados alcançados constitui o monitoramento. Assim, monitorar o negócio significa mensurar os resultados usando os indicadores com uma periodicidade definida. Com as medidas, é possível construir uma série histórica que traça o perfil do estabelecimento.

Qual a importância do monitoramento do negócio?

Para que qualquer negócio cresça de forma sustentável e permanente, é indispensável uma abordagem profissional de sua gestão. E tudo começa com o planejamento estratégico da empresa, que define o que se vai fazer e aonde se pretende chegar.

Por sua vez, o monitoramento é a atividade que utiliza os indicadores de desempenho para acompanhar os setores vitais do negócio. Sua função, portanto, é manter o gestor informado do andamento da empresa em relação às metas traçadas no planejamento estratégico.

Dessa forma, podemos resumir a importância do monitoramento nos seguintes aspectos:

  • permite conhecer melhor o cliente;
  • auxilia a identificar mudanças e novas tendências no mercado;
  • garante que as decisões estratégicas sejam tomadas com mais consciência e precisão;
  • reduz a ocorrência de falhas não percebidas ao longo dos processos;
  • permite que o gestor esteja seguro do resultado de suas iniciativas;
  • permite fazer previsões de médio e longo prazo;
  • permite planejar novos investimentos;
  • permite implantar melhorias no negócio.

Para que seja eficaz e atinja seus objetivos como instrumento de gestão, o monitoramento deve ser contínuo. Ao mesmo tempo, deve ser realizado com uma periodicidade definida, isto é, as medições devem ser feitas em intervalos regulares.

Como definir indicadores para a revenda agrícola?

Como você viu até aqui, tudo começa com o planejamento estratégico. Assim, com os objetivos e metas definidos na fase inicial da gestão, chega o momento de estabelecer os indicadores de desempenho que serão utilizados para monitorar o negócio. Como fazê-lo?

Cada atividade comercial, em razão do mercado e da natureza dos produtos que negocia, apresenta características específicas próprias. Existem, no entanto, aspectos universais que apontam para os gestores os principais pontos que precisam ser acompanhados na revenda agrícola.

Assim, para definir os indicadores da sua loja, leve em consideração as variáveis que deseja medir.

Produtividade

Os indicadores de produtividade servem para mostrar qual tem sido a eficiência da loja na condução de suas atividades principais. Essencialmente, cada item estratégico pode ter um indicar de produtividade, mas o da revenda seria algo como o número de itens comercializados por mês.

Capacidade

Os indicadores de capacidade, por sua vez, são responsáveis por indicar o tempo de resposta despendido para a conclusão de um processo. Assim, por exemplo, esse tipo de indicador aponta em quanto tempo a revenda é capaz de entregar uma máquina vendida.

Qualidade

Indicadores de qualidade refletem essencialmente como o produto ou serviço tem sido visto ou recebido. Nesse caso, existem duas abordagens: o indicador de qualidade interna que avalia o produto ou serviço (avaliação feita pela própria empresa) e o indicador de qualidade referente à percepção dos clientes.

Quais os principais indicadores?

Para facilitar o trabalho de definir os indicadores aplicáveis aos processos que se deseja avaliar, você pode dispor de um rol dos principais indicadores. Com isso, é possível fazer uso daqueles que sejam mais adequados ao negócio e ao sistema de gestão adotado.

Rotatividade de estoque

Esse indicador avalia o tempo que um item permanece na loja desde que deu entrada. Seu valor é inversamente proporcional ao número de dias transcorridos com a presença do item no estoque.

Assim, um índice de rotatividade elevado indica que o produto passa pouco tempo em estoque. Isso é o que se espera em todo comércio, uma vez que significa que as vendas estão aceleradas.

Perda de estoque

A perda de estoque é uma métrica cuja expectativa de valores deve ser sempre a menor possível, ou alguma coisa não vai bem com os negócios. Esse indicador traduz o número de itens adquiridos, estocados, mas não comercializados, ou seja, de rotatividade zero.

Sua leitura é essencial para descobrir quanto do capital investido permanece imóvel sem retorno para a revenda. Permite, ainda, rever a estratégia de comercialização dos itens em questão e, até mesmo, a possível saída da linha comercializada pela loja.

Volume de vendas

Com o indicador volume de vendas o gestor fica sabendo quantos produtos vendeu em um determinado período. A regularidade definida pode ser diária, semanal, mensal ou qualquer outra importante para a condução dos negócios.

A partir desse indicador, juntamente à perda de estoque, se faz o planejamento de novas aquisições para revenda. Assim, você pode definir a quantidade que deve adquirir e quanto tempo depois deve fazer um novo pedido aos fornecedores.

Faturamento

O faturamento é um indicador grosseiro, que mostra quanto de recurso entrou no caixa em razão das vendas em determinado período. Quando aumenta de um período avaliado para outro, significa que as vendas cresceram.

No entanto, um faturamento elevado não significa necessariamente que a empresa está obtendo lucro com o negócio. Tudo vai depender das despesas ocorridas no mesmo período avaliado.

Fluxo de caixa

O indicador fluxo de caixa mede o entra e sai de recursos financeiros na revenda. Assim, sua aferição diária dá a exata medida de qual tem sido o resultado das vendas, considerando as despesas envolvidas com o negócio.

É um dos indicadores mais importantes e que deve estar sob o olhar vigilante do gestor. Com isso, é possível detectar qualquer baixa significativa na diferença entrada/saída e avaliar sua origem para corrigi-la.

Margem de lucro

A margem de lucro aponta a contribuição de cada item para o resultado dos negócios. Assim, mede o quanto cada item comercializado oferece de lucro para o estabelecimento.

É a partir da avaliação da margem de lucro de cada item da revenda que o gestor pode decidir se aumenta ou diminui o número de pedidos ao fornecedor. Esse cálculo se faz considerando ainda a rotatividade de estoque e a perda de estoque referente ao produto em questão.

Muito bem, agora que você já sabe quais são os principais indicadores de desempenho pode definir quais serão monitorados na sua revenda. Assim, você faz uma melhor gestão do negócio e obtém resultados mais satisfatórios.

Aprofunde sua leitura e saiba, agora, como fazer o planejamento e o controle financeiro em sua loja agropecuária!

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