Emenda de cerca

Como fazer emenda de cerca rural

Tanto a construção quanto a emenda de cerca são atividades de grande importância para uma propriedade, concorda? Afinal, ambas podem influenciar o andamento de sua produção e, por consequência, os resultados obtidos.

Para que você saiba mais a respeito do tema, conversamos com Vanessa Alves, que é engenheira agrônoma e Analista de Mercado Agro na Belgo Bekaert Arames — referência brasileira na fabricação de arames. 

Durante a leitura, você entenderá em quais momentos é preciso fazer a emenda de cerca e como esse reparo pode ser executado. Além disso, comentaremos sobre a questão da vida útil e da eficiência. Confira o texto até o fim e aproveite as dicas!

Quando fazer a emenda de cerca?

De acordo com a especialista, a emenda é indicada quando o arame arrebenta, isto é, quando ele apresenta um rompimento. Em outra situação, a emenda é recomendada quando há a necessidade de fazer alguma manutenção na cerca

“Se alguma parte da cerca estiver arrebentada, é possível emendar. Por outro lado, se os componentes estiverem velhos demais, será preciso desfazer e recomeçar tudo do zero. A emenda é uma forma prática de refazer apenas as partes que necessitam de reparos”, explica Vanessa.

Existem algumas ocasiões específicas que também exigem a realização desse procedimento — um exemplo claro disso são os casos de queimada. Às vezes, o fogo atinge apenas um grande lance de cerca e deixa as outras partes aparentemente intactas. 

Mesmo assim, Vanessa recomenda trocar todos os componentes, inclusive o arame para cerca. Isso porque, por mais que uma parcela dos fios não tenha sido atingida de maneira direta, a eficiência do material tende a ficar comprometida pela ação do fogo.

Além disso, pecuaristas preocupados em realizar uma gestão profissional de suas propriedades não podem deixar de acompanhar o desempenho da cerca. As que ficam perto da estrada ou fazem as divisas entre a lavoura e a criação, por exemplo, não podem romper. 

Afinal, isso representa um grande risco de os animais fugirem, gerando perigo para a população, além de um grande prejuízo. E não é isso que você quer, certo?

Como fazer a emenda de cerca?

Com a evolução da tecnologia, emendar uma cerca rural se tornou uma tarefa muito mais fácil do que já foi um dia. “Atualmente, existe uma chave própria para fazer emenda. Essa ferramenta possibilita que o produtor faça essa tarefa com as suas próprias mãos, sem precisar de vários acessórios adicionais”, conta a engenheira.

A chave é bastante prática, porque tem a opção de operar tanto com as bitolas mais grossas quanto com as mais finas, isto é, é possível adaptá-la para diâmetros maiores ou menores. Em algumas feiras voltadas ao setor, você pode fazer simulações com esses equipamentos para testá-los; mas eles são fáceis de usar, mesmo para quem não tem ampla experiência com cercamento.

Powered by Rock Convert

Ela é útil para as situações nas quais é difícil encontrar alguém que sabe fazer esse tipo de trabalho. Imagine que a sua cerca arrebentou à noite ou em um final de semana — dependendo da região em que está a sua propriedade, pode levar um tempo até encontrar um cerqueiro, certo? Com essa chave em mãos, você resolve o problema, ainda que temporariamente, e evita que o gado fuja.

Vale ressaltar que essa chave é muito parecida com a que é utilizada para instalar o balancim. Geralmente, ambas são comercializadas em um único kit. “Para fazer a emenda, é preciso soltar o arame das lascas. É importante deixá-los mais laceados, porque é quase impossível emendar se o arame estiver tensionado, isto é, ele deve estar folgado na mão, em vez de firme”, recomenda Vanessa.

Depois, basta encaixar a chave de emenda conforme o diâmetro da bitola do arame — ela tem duas entradas diferentes. Quando o arame estiver encaixado na chave, reúna uma ponta à outra com a chave de fazer a charrua, usada na aplicação dos distanciadores. Assim que as duas pontas estiverem encaixadas na chave de emenda, faça o processo de charrua em toda a extensão a ser emendada.

Segundo Vanessa, “o interessante de usar essa chave é que ela proporciona uma emenda perfeita. Às vezes, a emenda pode não ficar boa porque, ao esticar o arame novamente, a charrua pode não passar na bifurcação do mourão, que é onde o arame precisa correr”. 

Se todos os passos forem executados do modo correto, a charrua fica rente à bifurcação no mourão e não fica pressionando o arame, deixando a emenda em ótimo estado.

Como identificar o lugar em que a emenda aconteceu?

Pense na seguinte situação: você fez uma emenda na cerca elétrica rural de sua propriedade. Depois de um tempo, surgiu a necessidade de fazer uma manutenção nela, e é preciso identificar qual parte foi emendada.

Vanessa diz que é possível distinguir os locais em que os componentes foram emendados. “No momento em que o arame estica, ele corre para dentro do mourão. Por isso que é tão importante passá-lo perfeitamente pela bifurcação, já que ela foi feita para que o arame possa correr pela cerca. Assim, há como notar qual parte recebeu a emenda”, explica.

Quais cuidados tomar na emenda de cerca rural?

Para fazer uma boa emenda, capaz de resolver suas necessidades, você deve identificar em qual ponto da cerca ela deve ocorrer. Depois, é preciso lacear o arame para facilitar o manuseio. Feito isso, verifique qual é a bitola do seu arame e veja se ela é compatível com o encaixe da chave. Por fim, use a chave de charrua para que o acabamento fique em ótimo estado, eliminando o risco de a emenda não correr pela bifurcação do poste.

É oportuno ressaltar que esse procedimento é um processo natural, que não afeta a durabilidade ou a vida útil da cerca, desde que seja feito com precisão. “Nós não vamos tirar nem colocar nada na cerca, apenas usaremos um processo comum para manter a qualidade do arame”, conta a especialista.

Como você viu, a emenda de cerca é necessária em muitas situações e é uma forma de estender a duração dos componentes usados para construí-la. Siga todos os passos e use as melhores ferramentas do mercado para ter sucesso.

Se você gostou do texto, aproveite para assinar nossa newsletter e receba as novidades do blog em primeira mão!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.