cerca para gado nelore

Como construir uma cerca para gado Nelore?

Construir cerca para gado Nelore na fazenda requer que o produtor avalie algumas características da raça, da propriedade e da efetiva função do cercamento. Acima de tudo, é preciso pensar na qualidade do arame que será utilizado.

De todo modo, alguns aspectos fazem o pecuarista optar pelo farpado, enquanto outros, indicam o arame liso. Há, ainda, a possibilidade de utilizar a cerca elétrica, cuja aplicação vem crescendo no Brasil.

Afinal, como construir uma cerca para gado Nelore? Quais são os cuidados que você deve ter para a instalação do cercamento? Continue conosco e entenda!

As especificidades do gado de corte

O Nelore é a raça bovina de corte mais importante do Brasil. Cerca de 80% do rebanho nacional do segmento é ocupado por essa raça indiana, muito utilizada para melhoramentos genéticos do gado.

A predominância da raça se deve principalmente à sua capacidade de respostas positivas mais rápidas às investidas zootécnicas. Nesse sentido, sua variedade genética permite atender mercados específicos.

A raça Nelore se adaptou muito bem ao clima brasileiro, sobretudo ao calor, facilitando sua dispersão por grande parte do território nacional. Além disso, apresenta grande capacidade de aproveitamento de alimentos rústicos e grosseiros.

Na verdade, a rusticidade do Nelore e a sua capacidade de transformar mesmo as fibras de baixa qualidade em carne constituem suas principais características. Com isso, os animais são capazes de se adaptar e apresentar boas respostas às diversas condições a que são submetidos.

De compleição forte, são animais de temperamento dócil. As maiores manifestações de agressividade se dão entre touros (machos reprodutores), em especial pelo forte instinto de proteção de suas fêmeas.

Em razão de suas características estruturais, o Nelore apresenta a carcaça que mais atende aos padrões do mercado. Ou seja, o porte médio, com ossatura fina e leve, e a menor proporção da cabeça propiciam um rendimento excelente.

A cerca para o gado Nelore

O cercamento utilizado na contenção do gado de corte visa evitar, além da fuga, o risco do embate — sobretudo entre os machos. Enfrentamentos dessa natureza podem representar danos significativos para o produtor e, para esses casos, somente uma cerca capaz de segurar elefante deve servir.

Do mesmo modo, quando áreas de pastagem são vizinhas de lavouras cultivadas, há a necessidade de uma contenção especialmente segura. Caso contrário, as perdas podem ser muito grandes se houver escape de uma ou mais cabeças.

Quando se considera o cercamento para o gado de corte, é preciso levar em conta um importante aspecto que, normalmente, é esquecido: os danos à pele do animal. Nesse sentido, o uso de arame farpado pode resultar em um produto (couro) danificado.

Claro que existem motivos para se fazer a opção por um ou outro tipo de cerca. Por essa razão, o produtor deve levar em conta as condições do seu terreno, a sua topografia e a finalidade da cerca, entre outras questões.

Passo a passo para construção de cercas de arame liso e farpadoPowered by Rock Convert

Além disso, o cercamento é um importante investimento que o produtor deve fazer e constitui um item de custo elevado no processo produtivo. Por isso, é sempre necessário ponderar sobre os custos de instalação na hora de optar por um determinado tipo de cerca.

Cerca elétrica

A cerca elétrica, quando for utilizada, deve ser instalada preferencialmente nas divisões internas da propriedade. Além disso, deve-se levar em conta que podem ocorrer fugas com maior facilidade que nos casos de cercamento com arames farpado ou liso.

Por sua vez, o custo de uma cerca elétrica é menor, em razão da menor quantidade de fios e o maior espaçamento entre os mourões. Ademais, as estruturas de suporte do arame podem ser de madeira mais fina, pois se submetem à tração menor.

Para a sua instalação adequada e a obtenção dos resultados esperados, é preciso considerar os seguintes aspectos, entre outros:

  • a voltagem que será utilizada na cerca;
  • o tipo de fio condutor;
  • a qualidade dos acessórios;
  • a instalação adequada da cerca;
  • a necessidade de manutenção periódica.

Cercas de arame liso e farpado

Ao analisar tipos de arames para uso em cercas de contenção de gado Nelore é preciso levar em conta que não existe o tipo ideal como uma solução para todas as questões. Cada arame tem características que fazem com que ele seja o mais apropriado para determinada situação.

Portanto, antes de decidir qual o melhor arame, alguns aspectos devem estar definidos, pois eles orientarão as instalações e a opção a ser adotada. Assim, considere os seguintes pontos:

  • O terreno é plano ou de topografia suave, ou apresenta muitas irregularidades?
  • O desenho da área cercada seguirá linhas retas ou há previsão de muitas mudanças de direção?
  • A cerca deve separar o pasto de lavouras cultivadas, divisa de propriedades ou apenas servirá como divisão de piquetes?
  • O gado costuma apresentar comportamento mais arredio, forçando a cerca?
  • Há necessidade de utilizar um de arame com maior carga de ruptura?
  • Prioriza-se a qualidade do couro na produção da fazenda?

Topografia do terreno

O arame liso é mais indicado quando se trata de terrenos planos ou com pequenas variações na topografia. Assim, quando existem muitos aclives e declives acentuados, de modo que a cerca precise subir e descer, o arame farpado apresenta desempenho melhor.

Regularidade do traçado

Às vezes, o traçado da cerca requer mudanças de rumo por diversas vezes e, nesse caso, o arame farpado é mais indicado. Para o arame liso, a sua melhor performance se dá nas extensões maiores em linha reta.

Função da cerca

É importante levar em conta se a cerca está apenas separando áreas de pasto (piquetes) entre si, se existe lavoura cultivada ou, ainda, se trata de divisa de propriedade. Em cada caso, deve-se avaliar se há necessidade de maior resistência da cerca como garantia de contenção.

Demanda por resistência do arame

A carga de ruptura de um arame é sua capacidade de suportar tensão antes do rompimento. De maneira geral, arames farpados têm carga de ruptura entre 250 e 350 kgf (quilograma-força).

Por sua vez, arames lisos apresentam resistência bem maior. Modelos como Belgo Z-700® e Belgo ZZ-700®, com carga de ruptura de 700 kgf, por exemplo, são capazes de segurar até um elefante.

Importância da qualidade do couro

Em determinadas situações, a importância da qualidade do couro pode ser ressaltada no plantel. Por essa razão, quando for o caso, deve ser evitado o uso de cercas de arame farpado em razão dos danos que podem causar na pele dos animais, sobretudo aos mais arredios.

Como você viu, conhecer as variáveis envolvidas com cada caso permite fazer a melhor opção de cerca para o gado Nelore. Portanto, se você deseja obter a máxima eficiência da cerca rural, lembre-se dos apontamentos que fizemos aqui.

Nosso artigo foi esclarecedor para você? Então, assine a nossa newsletter e receba, em primeira mão, as informações mais importantes para conduzir sua propriedade com segurança.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.