Quanto gasta uma cerca elétrica rural? Veja qual o impacto na conta de energia!

  • Home
  • Agro
  • Quanto gasta uma cerca elétrica rural? Veja qual o impacto na conta de energia!
cerca elétrica rural

Cada vez mais, os produtores começam a perceber o potencial da cerca elétrica rural e como ela pode ajudar no trabalho diário do fazendeiro. Porém, muitas vezes, surgem dúvidas no que diz respeito à aplicação, aos benefícios e aos custos dessa forma de contenção.

A seguir, vamos responder a esses questionamentos, mostrando como a cerca elétrica pode ser útil na sua fazenda. Acompanhe!

Para que serve uma cerca elétrica rural?

O sistema de cerca elétrica é bem simples: ela é feita com fios de arame e mourões que têm, em média, 100m de distância um do outro. Por meio de um eletrificador, a energia recebida é convertida em pulsos de pequena duração, alta voltagem e baixa corrente, a qual é transmitida através desses fios.

Dessa forma, quando o animal entra em contato, a corrente circula por seu corpo até chegar ao solo. A sensação cria uma barreira psicológica, fazendo com que o rebanho mantenha distância da contenção, diferentemente de uma cerca tradicional, que oferece uma barreira física aos animais, devido à sua robustez.

Como a cerca elétrica rural é bem leve, ela também se torna extremamente versátil, podendo ser usada para:

  • proteger a plantação da invasão de animais;
  • conter uma variedade de espécies, — como ovelhas, búfalos, galinhas, coelhos, bois etc;
  • divisão de piquetes no pastejo rotacionado do gado.

Quais são as vantagens da cerca elétrica?

Se está avaliando a possibilidade de instalar uma cerca elétrica na sua propriedade, você precisa conhecer os pontos positivos dessa opção! Destacamos aqui o baixo custo, a fácil construção, o melhor manejo dos animais e a possibilidade de deslocamento. Confira mais detalhadamente, a seguir!

Baixo custo

As cercas elétricas, normalmente, precisam de menos fios que as convencionais. Isso porque ela possibilita a abertura de uma distância maior entre os balancins, diminuindo a quantidade de materiais necessários para a sua aplicação.

Por isso, investir nesse tipo de contenção chega a custar apenas ⅓ do valor de uma cerca convencional. Além disso, apostando em materiais de qualidade, a cerca elétrica apresenta uma durabilidade bastante satisfatória.

Fácil construção

A instalação de uma cerca elétrica é extremamente simples, por ser formada de materiais leves. Assim, é possível realizar o cercamento de 1 hectare com o trabalho de apenas uma pessoa em um prazo de, em média, uma hora. No caso das contenções tradicionais, são necessárias aproximadamente 36 horas para realizar esse mesmo trabalho.

Melhor manejo dos animais

Como a cerca elétrica produz um choque leve e utiliza o arame liso para evitar que os animais ultrapassem os lugares delimitados, ela não oferece riscos às criações. Com esse cuidado, o rebanho fica mais manso e fácil de manejar, otimizando o trabalho.

Possibilidade de deslocamento

A cerca elétrica não precisa ser necessariamente fixa. Afinal, como a contenção é feita pelo choque e não pela robustez, ela pode ser transferida posteriormente para outro local sem perder a eficiência. Isso amplia as suas possibilidades de uso e ajuda na redução de gastos.

Como funciona a estrutura de uma cerca elétrica?

Os fios da cerca, apesar de apresentarem uma tensão de 8.000 volts, têm a amperagem, também conhecida como corrente elétrica, muito baixa. Assim, não há riscos de prejudicar pessoas e animais que se aproximarem. A sensação é de uma agulhada, apenas para afastar a presença. Como a central de choque possui uma amperagem pulsativa, não é possível que o corpo se atenha à cerca.

Quando o animal encosta no cercamento, ele recebe a corrente elétrica, que fluirá pelo seu corpo e partirá em direção ao solo, retornando ao sistema de aterramento. Por isso, é essencial que essa base esteja em boas condições, assim como os fios, a fim de que a cerca elétrica funcione satisfatoriamente.

Os fios podem ser alimentados por energia elétrica, com o uso de aparelhos eletrificadores; por energia solar, com a ajuda de baterias automotivas carregadas por painel solar; ou por baterias de 12 Volts.

Outras instalações necessárias são a de estabilizadores e um pára-raios, — que protegem a cerca de oscilações na rede elétrica. Assim, o aparelho dificilmente apresentará falhas, mantendo a divisão eficiente.

Também é importante contar com uma chave interruptora no início de cada setor eletrificado, permitindo, assim, a interrupção da corrente elétrica nas medidas desejadas. Essa chave é necessária para garantir a segurança no momento da manutenção da contenção.

Quais são os gastos médios desse modelo de cerca?

Como citamos, o custo de instalação de uma cerca elétrica chega a um terço do valor investido na versão tradicional. Além do valor ser menor, o uso desse modelo ainda traz diversas vantagens.

Como esse material trabalha com alta voltagem, mas oferece baixa corrente (amperagem), com valores regulados pelo Inmetro, seu consumo de energia é baixo. Uma instalação feita corretamente faz com que a cerca elétrica consuma, em média, 3,6 Kw por mês, — gasto equivalente a de um rádio relógio pequeno.

Percebemos, então, que esse tipo de cerca exige menos insumos e tempo de instalação, diminuindo também os gastos com mão de obra. Além disso, a cerca elétrica é de fácil manutenção e reduz a exposição dos animais a fatores que os afetem fisicamente, oferecendo bastante segurança a um consumo de energia irrisório.

Uma empresa especializada e com tradição no mercado auxilia na compra de bons insumos e na manutenção, mantendo os fios e o eletrificador em pleno funcionamento, — o que aumenta a vida útil do cercamento. Assim, você fica seguro de que ela está operando como deve, contendo os rebanhos sem apresentar qualquer risco.

Para fazer essa instalação na sua fazenda e trabalhar com um produto de qualidade, você pode contar com a Belgo. Afinal, os materiais usados em suas instalações estão sempre dentro da normas regulatórias, proporcionando maior durabilidade à sua cerca e garantindo um menor consumo de energia.

Conhecendo as características e as vantagens de uma cerca elétrica rural, vale a pena planejar a instalação na sua fazenda, não é mesmo? Então, entre em contato conosco e conheça todos os nossos produtos. Assim, poderemos ajudá-lo, oferecendo a melhor solução para seu negócio!

Deixe um comentário