Belgo Campestre

Conheça os diferenciais da cerca pronta Belgo Campestre Carneiro®

O cercamento rural é necessário para proteger sua propriedade e focar a criação de ovinos, caprinos, bovinos e outros animais. O ideal é trabalhar com materiais versáteis, de fácil instalação e manutenção. Onde encontrar essas características? A resposta passa pela Belgo Campestre Carneiro®.

A tela oferecida pela Belgo é adequada tanto para ambientes urbanos quanto para rurais. Por ter diferentes espaçamentos entre os fios, oferece um bom nível de contenção aos animais de pequeno porte ou em crescimento sem haver desperdício de material.

Ainda há mais a destacar da cerca pronta Belgo Campestre Carneiro®. Para isso, conversamos com Tiago Jaquetto, Analista de Mercado Agro na Belgo Bekaert, que nos explicou o que é, quais são os diferenciais da tela e como utilizá-la da maneira mais eficiente. Confira!

O que é a cerca pronta Belgo Campestre Carneiro®?

A cerca pronta Belgo Campestre Carneiro® é composta por nós com o entrelaçamento de dois arames entre si, um vertical e outro horizontal. No entanto, sua principal característica é o espaçamento entre os fios. Os que apresentam menor variação estão embaixo e os que têm uma amplitude maior estão na parte de cima.

Devido a essa peculiaridade, os fios de baixo — que são mais próximos um do outro — contêm os pequenos animais, por exemplo, cachorros, ovinos e caprinos. Por sua vez, a parte de cima dos arames oferece resistência suficiente para controlar os grandes, caso dos bovinos.

Por esse motivo, ela é conhecida como uma cerca inteligente. Para entender melhor, Tiago explica: “Esse conceito inteligente quer dizer que a cerca tem um espaçamento mais fechado embaixo, onde o animal costuma forçar mais, e um espaçamento mais aberto em cima, local em que é aplicado menos força”.

Esse fator faz a cerca pronta campestre ser a opção mais segura e econômica do mercado. Por isso, ela pode ser usada para o cercamento de beira de estrada ou de qualquer outra localidade e topografia, já que sua estrutura é flexível.

Quais são os diferenciais da Belgo Campestre Carneiro®?

O principal diferencial é o espaçamento, que permite aumentar a distância entre os mourões intermediários em até 8 m. Isso é extremamente vantajoso, já que há economia no custo da madeira e da mão de obra.

Essa característica é proporcionada devido aos fios verticais presentes a cada 30 cm, como se fossem balancins. O resultado é uma cerca de maior qualidade e durabilidade. Confira outros diferenciais importantes.

Segurança

O balancim distanciador a cada 30 cm torna a cerca mais eficiente. Ela tem mais força, porque cria um efeito de teia de aranha, já que os fios verticais interligam os horizontais. Quando o animal bate, a força é distribuída para todos os fios, explica Tiago.

O distanciamento de 30 cm também impede o animal de passar a cabeça pela malha fechada ou se debruçar na cerca. Portanto, há mais segurança e eficiência no que se refere ao cercamento.

Redução de custos

A cerca pronta Belgo Campestre Carneiro® é mais econômica em muitas situações. É o caso do cercamento de alta segurança de beira de estrada. Em topografias planas, com poste a cada 8 m, o valor pode ser até 5% menor do que os modelos tradicionais de arames liso e farpado.

Proteção contra animais exóticos e silvestres

As telas de 11 fios são as ideais para conter animais silvestres e exóticos. Ao usar essa tela, você pode aproveitar sua multifuncionalidade. É possível fazer uma combinação de espécies no mesmo pasto ou dividi-las em dois lados.

Powered by Rock Convert

Tudo é permitido, porque a tela é mais fechada e cerca tanto ovinos e caprinos quanto bovinos, comenta o especialista. Além disso, a Belgo Campestre Carneiro® protege o rebanho do ataque de um cachorro grande, por exemplo, e a lavoura dos ataques de javalis.

Eles já viraram uma praga, pois não são nativos do Brasil e, por isso, não têm predadores naturais. Hoje, os javalis ocorrem em 24 estados da federação, o que demonstra a necessidade de os produtores terem uma cerca bem resistente.

Solidez da cerca pronta Belgo Campestre Carneiro®

O modelo campestre é mais barato, porque tem uma amarração diferente. Ainda assim, é muito eficiente por ter tripla galvanização. É indicada especialmente para regiões alagadiças ou litorâneas, cujas condições ambientais agridem mais o arame, propiciando a corrosão.

Devido à tripla camada de zinco, a durabilidade é três vezes maior. Como muitos dos arames lisos utilizados pelos produtores têm galvanização simples, a Belgo Campestre Carneiro® oferece maior custo-benefício em relação às cercas convencionais construídas com arames de baixa qualidade, comenta Tiago.

Como utilizar a Belgo Campestre Carneiro®?

Uma das razões que faz a cerca Belgo Campestre Carneiro® durar mais é que os balancins são distribuídos a cada 30 cm, e isso faz com que a cerca seja mais visível aos animais. Especialmente na produção de gado de corte e outros bovinos, essa característica faz a investida dos animais ser menos frequente. 

Além disso, o arame é composto por três camadas pesadas de zinco — referência no mercado em durabilidade. Contudo, embora tenha atributos de excelência, a Belgo Campestre Carneiro® pode ter sua vida útil prolongada, se o produtor tomar alguns cuidados na hora de instalar a cerca

A instalação

O ponto principal, aqui, aconselha Tiago, é saber que a cerca pronta Belgo Campestre Carneiro® permite um espaçamento maior entre os mourões. Muitos produtores pensam que a instalação dessa tela é igual à das cercas convencionais, e coloca um mourão a cada 4 m. A cerca não vai perder eficiência, mas será necessário arcar com o seu custo elevado.

Por isso, é sempre bom prestar atenção à recomendação do fabricante. Para ajudar, você pode contar com um aplicativo especializado — como o Belgo Agro — para mensurar a área a ser cercada e o quanto de insumos você vai precisar para isso.

Os rolos de tela vêm com 50 m. Abra próximo da área a ser cercada e faça a amarração ou a fixação com grampos nos mourões.

Os materiais necessários

As ferramentas corretas também são fundamentais para a instalação da cerca pronta. O ideal é trabalhar com aquelas que o parceiro da Belgo tem. No entanto, duas boas opções são a catraca e a máquina de esticar telas, avisa Tiago.

Ao contar com uma parceria de qualidade, você nem precisa se preocupar com esses critérios. De toda forma, é simples fazer a instalação e obter rapidamente os benefícios que citamos.

Agora você já entende como a cerca pronta Belgo Campestre Carneiro® protege sua propriedade e seus animais. Com múltiplas funcionalidades e sendo adaptável a diferentes topografias, essa tela é o produto ideal para preservar a sua produção e o seu patrimônio.

Interessou-se pela Belgo Campestre Carneiro®? Entre em contato conosco, converse com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas. Estamos sempre prontos para atendê-lo.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.