Belgo Açofix

Conheça o Belgo AçoFix®, o distanciador para cercas de arame da Belgo

Muitos gestores e profissionais que atuam no agronegócio têm dúvidas sobre a instalação de cerca, não é mesmo? Afinal, quais detalhes exigem mais atenção? Existem acessórios que podem ajudar? Nesse sentido, o Belgo AçoFix® desponta como uma das melhores opções do mercado.

Para que você saiba mais a respeito desse distanciador, entrevistamos Tiago Jaquetto, que é médico-veterinário e Executivo de Negócios na Belgo Bekaert Arames — referência no mercado brasileiro de fabricação de arames. Leia o conteúdo até o fim e aproveite nossas dicas!

O distanciador Belgo AçoFix®

Em poucas palavras, o distanciador Belgo AçoFix® é um substituto do tradicional balancim, acessório usado para criar um distanciamento nas cercas feitas com arame liso ou arame farpado. Ele é a escolha preferida de muitos proprietários por deixar as cercas mais leves e possibilitar uma boa economia em relação aos mourões, independentemente dos tipos de arames utilizados.

Apesar da tecnologia que é usada para compor essa ferramenta, o especialista chama atenção para o fato de não ter sido sempre foi assim. “Antigamente, o balancim era feito com madeira e representava uma grande dificuldade de instalação. Era preciso pegar uma madeira mais fina, furá-la e só então amarrá-la no arame da cerca. O distanciador feito com arame foi inventado para facilitar esse processo”, comenta.

Vale lembrar que os distanciadores de arame, mais modernos, são bem mais resistentes que seus antecessores, construídos a partir da madeira. Na maioria dos casos, a madeira utilizada para cumprir a função de balancim não é de boa qualidade, enquanto o arame tem tripla camada de galvanização, que oferece uma durabilidade maior. 

Ao ser questionado sobre os diferencias do Belgo AçoFix® perante as alternativas do mercado, Tiago é enfático: “há outras empresas que oferecem esse tipo de produto, mas o nosso modelo é superior, porque é durável e tem uma firmeza acima da média“.

Tal capacidade de sustentação pode ser explicado pelo formato do distanciador feito pela Belgo, que se assemelha a um chifre. Esse formato possibilita uma amarração eficaz, porque acompanha três pacotes de atilhos — eles ficam amarrados com o feixe para deixar os fios internos mais firmes. Como se não bastasse, ele é o único do mercado que tem 300 atilhos com torcel.

Para resumir, o torcel nada mais é do que uma pequena chave, que vai dentro do pacote de arames para fazer a amarração. Ela ajuda a torcer o distanciador para prendê-lo na cerca, dispensando a eventual necessidade de contar com outra ferramenta. 

Ou seja, se você já tiver uma ferramenta para fazer isso, você poderá utilizá-la; caso não tenha, o torcel resolve o problema com facilidade. Uma unidade do Belgo AçoFix® é composta por três pacotes, sendo que cada um tem 100 atilhos e um torcel.

A instalação do produto

Depois de calcular o tamanho da cerca, adquirir todos os produtos necessários para instalá-la e concluir as primeiras etapas, é preciso amarrar o distanciador. Para isso, Tiago recomenda ter bastante cuidado, porque a má instalação pode levar à ineficácia do cercamento.

“O Belgo AçoFix® tem as pernas trançadas, mas na ponta dele há um nó, que é onde se forma o chifre. Ao ser colocado, é preciso rosqueá-lo como se fosse um parafuso, em vez de abrir as pernas e inserir no arame — aos poucos, ele entra por completo”, recomenda o executivo.

Powered by Rock Convert

Por isso, não se deve começar a partir do primeiro fio. Caso contrário, o nó acabará no primeiro fio e o chifre ficará para cima, impossibilitando o acabamento e a amarração. Por isso, é preciso começar a partir do segundo fio e descer.

Quando o chifre estiver na altura do primeiro fio, basta encaixá-lo, de baixo para cima, e dar o acabamento perfeito com auxílio do torcel. No último fio, é preciso soltar a trança do distanciador até chegar ao nível do fio de baixo. 

Depois, é necessário vira uma perna para um lado e uma perna para o outro a fim de amarrar. Ou seja, em uma cerca de cinco fios, por exemplo, ainda sobram três fios no meio. Após amarrar o primeiro e o último, restarão três fios, que precisam ser amarrados com os atilhos.

Segundo Tiago, a instalação do atilho é outro ponto que requer bastante atenção. Primeiro, o atilho tem que ser colocado na trança por cima do arame para cerca

“Depois, é preciso fazer uma rotação de 180°, com uma ponta para cada lado, em formato bastante parecido com o da letra S. A partir disso, as laterais do distanciador ficarão devidamente travadas e o distanciador não ficará correndo de um lado para outro”, recomenda.

Os benefícios do Belgo AçoFix®

O distanciador da Belgo é especialmente indicado para substituir o balancim de madeira, isto é, aquele poste ou estaca intermediária. Para fazer uma cerca confiável sem distanciador, é preciso colocar um mourão a cada dois metros a fim de distanciar bem sem prejudicar a eficiência da cerca. Por isso, o AçoFix® executa a importante função de deixar a cerca mais leve e econômica.

Além disso, o distanciador da Belgo também faz o papel de tela. Isto é, se o animal vem correndo e esbarra nos dois primeiros fios de arame, o distanciador ajuda a distribuir essa força para os fios de baixo

É oportuno ressaltar que o ideal é contar com produtos cuja galvanização seja igual ou superior à do arame presente na cerca. Isso permite contar com a mesma durabilidade em todos os componentes da cerca, o que aumenta a vida útil dela como um todo. 

Às vezes, as pessoas investem no arame e compram um material com tripla galvanização, mas batem na cerca com um grampo polido, que em 30 dias pode ficar enferrujado. Essa ferrugem ficará em contato direto com o arame, que perderá o zinco de maneira progressiva em alguns pontos, fragilizando a estrutura do arame. 

Caso um animal bata na cerca, deixando-a amassada, existem algumas ferramentas que ajudam a fazer a amarração e emendar os arames. Desse modo, há como retirar distanciadores danificados. 

Além disso, se bem instalado, ele dificilmente corrói, porque tem uma galvanização excelente. Enfim, não é por acaso que o Belgo AçoFix® é o melhor distanciador do mercado. Com ele, suas cercas ficarão mais leves e econômicas!

Se você gostou do texto, entre em contato conosco e garanta a qualidade das instalações em sua propriedade!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.