Arame farpado Belgo: conheça as características de cada modelo

arame farpado Belgo

A Belgo Bekaert é uma empresa reconhecida internacionalmente por sua diversidade de produtos, assim como pela qualidade dos materiais utilizados em sua produção — tudo isso pensando nas necessidades do produtor rural. 

Nesse artigo, mostraremos os diferentes modelos de arame farpado Belgo, bem como as suas respectivas características e vantagens. Para nos ajudar, conversamos com o especialista e Analista de Mercado Danilo Moreira do Carmo.

Após a leitura deste conteúdo, certamente você saberá escolher o modelo ideal para cada ocasião.  Vamos lá?

O que considerar antes de instalar o arame farpado Belgo?

Para saber qual o modelo de arame farpado é mais indicado para determinada propriedade e finalidade, é importante considerar uma série de fatores. De acordo com o Analista de Mercado, o solo influencia bastante na hora de instalar a cerca — embora isso não se reflita na escolha do arame, necessariamente.

“Em um solo muito arenoso, o buraco deverá ser bem fundo para colocar a estaca. Nos solos argilosos, que são mais firmes, não é preciso ter uma profundidade superior a 1 metro”, afirma. Portanto, tudo depende do tipo de solo, tendo em vista que a estrutura deve ficar totalmente firme para conseguir sustentar a tração do arame.

O especialista vai adiante em sua explicação e ressalta que existem três características que devem ser observadas antes de optar por um modelo ou outro. São elas que determinam quanto tempo o material vai durar no campo e a qualidade oferecida:

  • carga de ruptura (tração suportada quando uma força é exercida);
  • torção dos fios da alma do arame;
  • galvanização (leve ou pesada).

Danilo chama a atenção para as comparações injustas que são feitas no mercado. “Um arame que resiste a 350 kgf não pode ser comparado a um que resiste a 250 kgf — assim como não é possível comparar modelos com camada leve de zinco em relação àqueles que têm camadas pesadas”, aponta. Em boa parte das vezes, os clientes se deixam levar apenas pelos preços, sem ponderar as características e a qualidade do produto.

Quais são os modelos de arame farpado Belgo?

A linha Belgo para o agronegócio conta com diversas opções. Os arames foram desenvolvidos de acordo com as demandas específicas desse segmento e podem atender o produtor rural nas mais variadas circunstâncias.  

Há arames com diferentes camadas de galvanização e cargas de ruptura, que variam entre 250 kgf a 350 kgf. Em relação ao comprimento, podem ser encontrados arames com:

  • 250m e 400m, com 2 mm de diâmetro;
  • 100m, 250m e 500m com uma bitola de 1,60mm. 

Confira a seguir os detalhes de cada um dos modelos de arame farpado Belgo! 

Arame farpado Motto 

O Arame Farpado Motto é um produto utilizado para construção de cercas de contenção, principalmente de animais maiores e não muito dóceis, pois resiste a 350 kgf. 

Desenvolvido com alta tecnologia, o produto tem tripla galvanização de zinco, que proporciona maior durabilidade e previne corrosões causadas pela ação do tempo. É uma excelente escolha para áreas que entram contato frequente com a umidade, como regiões com alto teor de salinidade, chácaras que ficam perto do mar e assim por diante. Também é bem-vindo para a utilização tradicional, no campo, porque outros modelos tendem a oxidar em menos tempo.

Ele é chamado de Motto por conta da torção alternada dos fios, que cria o efeito mola, mantendo a cerca esticada mesmo quando é forçada pelos animais. Essa característica garante grande economia na hora de instalação, tendo em vista que permite um maior distanciamento entre as estacas, reduzindo o número de mourões necessários. 

Arame farpado Belgo Sittio 

O Belgo Sittio, reconhecido por sua fácil instalação, é indicado para chácaras e sítios localizados em regiões com poucas intempéries, de climas menos agressivos. Além disso, tem uma camada leve de zinco que garante sua durabilidade e seus fios são torcidos de forma alternada e resistentes a 250 kgf. 

Arame farpado Belgo Rodeio

Assim como o Motto e o Sittio, o Belgo Rodeio tem uma bitola de 1,60mm e tem a torção dos fios alternada, capaz de gerar uma grande economia ao criar um distanciamento maior e dispensar a utilização de muitas estacas. Além disso, sua carga mínima de ruptura é de 350 kgf. 

Entre seus benefícios está o fato de ser o modelo com mais ofertas de metragem, podendo ser encontrado em 100m, 250m e 500m. Também é importante destacar que o Belgo Rodeio é de fácil manuseio e instalação e exige menos mourões na sua instalação. 

Belgo Fortte 

“A farpa do Belgo Fortte vem por dentro das linhas do arame: não há uma posição alternada dos fios”, indica Danilo. Ele tem uma camada leve de zinco e é marcado pela maleabilidade, sendo considerado um arame macio, apesar de ser grosso e resistir a 350 kgf. É uma ótima opção para contenção de animais maiores, bravos ou rústicos, como o nelore. 

Belgo Varjão 

O Belgo Varjão tem características parecidas com as do Fortte, porque é um arame mais grosso e também apresenta 2mm de diâmetro. Suas farpas são entrelaçadas, os fios são de torção contínua e o arame tem camada leve de zinco. Uma vez que a sua carga de ruptura é de 250 kgf, ele é o mais indicado para o cercamento de animais dóceis. 

Como indicar o melhor arame farpado Belgo?

Segundo Danilo, esses produtos são “uma das melhores proteções físicas da atualidade”. Ou seja, são de confiança! Ainda assim, é preciso saber indicá-los de acordo com o contexto solicitado.

Considere, portanto, o clima da região onde está a propriedade e o tipo de animal que o fazendeiro está criando. Vale destacar que os arames farpados Belgo são a melhor escolha não só para cercar animais — sejam eles bovinos, ovinos, caprinos, equinos e propriedades rurais. Eles também têm muitas outras finalidades, como o cercamento de lotes, lavouras, residências e produções de cana-de-açúcar.

O especialista explica, ainda, um dos principais mitos sobre arames em lojas agrícolas: o brilho não indica maior durabilidade. Aliás, pelo contrário, porque a opacidade é um indicativo da presença de zinco, que faz o produto durar mais. A grossura também não pode ser tratada como sinônimo de resistência: há modelos com bitolas finas que aguentam mais peso do que outros — como o Arame Farpado Motto.

Por fim, deve-se considerar que o armazenamento exige alguns cuidados. O ideal é manter os arames em um local arejado e seco para não oxidarem. Itens como sal, rações e herbicidas podem prejudicar sua camada de proteção.

Entendeu agora as diferentes usabilidades dos arames Belgo? Para encontrar a alternativa ideal, basta avaliar as características de cada modelo e definir a que mais se adequa às suas necessidades! 

Se você gostou do conteúdo e quer conhecer os produtos da Belgo, entre em contato conosco!

 

Deixe um comentário