6 dicas para fidelizar clientes em sua loja de insumos agrícolas

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Você realmente sabe como fidelizar clientes? Será que as técnicas de antigamente ainda funcionam no contexto atual? Nesse sentido, existem particularidades no setor de insumos agrícolas? Como encantar as pessoas que compram com você?

Levando em conta a importância dessa estratégia para aumentar as vendas, preparamos este artigo com diversas dicas práticas para o cotidiano de seu negócio. Continue lendo até o final para saber mais!

O que a fidelização significa?

Embora seja um termo bastante usado no varejo, muitos empreendedores não sabem exatamente quais são as implicações da fidelização no cotidiano de uma loja de produtos agrícolas.

Imagine que você foi a um estabelecimento comprar roupas. Você sairia de lá com o máximo de satisfação se recebesse um tratamento grosseiro por parte dos vendedores? Ficaria confortável para fazer a compra caso percebesse pressa ou descuido em quem atende você? 

O atendimento eficiente e humanizado é apenas uma das formas de promover o encantamento e fazer com que um consumidor volte a comprar com você. No próximo tópico, você entenderá como fidelizá-lo em sua loja.

Como fidelizar clientes?

1. Conheça bem o cliente

Você realmente sabe quem é seu cliente? As preferências de compra que ele tem, o poder aquisitivo e o foco da produção agropecuária dele podem ajudar você a vender mais. 

Tente entender qual é o ramo de atuação e quais são os produtos que ele mais compra a fim de oferecer um atendimento personalizado e, se possível, informal — isso tende a aproximá-lo ainda mais de seu estabelecimento. 

O entendimento sobre seus clientes ainda permite fazer uma gestão correta do estoque e facilita a criação de campanhas de marketing e de divulgação. 

2. Crie programas de fidelidade e outros atrativos

Cartão fidelidade e cupons são ótimas formas de mostrar para o cliente que você sabe como valorizá-lo. Além disso, esses artifícios funcionam como verdadeiros incentivos para que ele volte e compre novamente. 

Os sistemas de milhas de companhias aéreas ou de pontos em cartões de crédito exemplificam isso muito bem. Mostre os benefícios do programa sempre que for conveniente e ofereça recompensas com um significativo poder de atração. 

Quando alguém comprar um arame para cercamento, por exemplo, você pode oferecer desconto na aquisição de materiais auxiliares para a construção da cerca.

3. Atenda da forma como gostaria de ser atendido

“Faça para os outros o que gostaria que fizessem para você” — você provavelmente já ouviu falar nesse provérbio, certo? Curiosamente ele se aplica muito bem à área de vendas e de atendimento ao cliente. 

Lembre-se de que ninguém tem a obrigação de comprar na sua loja. As pessoas chegaram até você porque têm demandas e sua equipe deve se esforçar para compreendê-las. Portanto, coloque-se sempre no lugar dos clientes e tente entender como eles gostariam de ser atendidos. 

Mais do que contratar bons vendedores, é preciso desenvolver uma conduta que especifique a forma de atender. Além da humanização, é fundamental demonstrar predisposição para resolver todos os problemas apresentados. De nada adianta insistir na venda de um insumo porque ele é mais lucrativo. Se a necessidade e as preferências do cliente não forem captadas, ele pode ficar insatisfeito e desistir da aquisição.

4. Avalie a satisfação do cliente

Toda ação criada para fidelizar a clientela deve ser monitorada. Afinal, essa é uma das maneiras de avaliar a satisfação da compra de um determinado produto ou do atendimento recebido no estabelecimento. 

Uma alta satisfação não gera, necessariamente, fidelização. Contudo, é muito mais fácil fidelizar alguém que está satisfeito com a sua loja. Desse modo, invista em formas de saber o que os consumidores acharam:

  • do preço;

  • dos atendentes;

  • das opções de marcas;

  • da estrutura física do estabelecimento;

  • da forma como os produtos foram divididos e apresentados. 

5. Invista em canais de comunicação abertos e eficazes

Pense em um cliente que comprou um insumo em sua loja. Ao chegar em casa, ele percebeu que não sabe exatamente como usar o produto de forma correta. Você já pensou em quão frustrante seria para ele se você não tivesse um telefone de atendimento ou um endereço de e-mail para o qual ele pudesse escrever?

Invista em canais de comunicação de fácil acesso — WhatsApp, Facebook, telefone etc. — e certifique-se de monitorá-los frequentemente. Não se esqueça de que é muito melhor ter um canal que funcione do que vários que não ajudam os consumidores. Nesses casos, a agilidade e a precisão nas respostas devem ser prioridade.

6. Surpreenda

Boas surpresas são sempre bem-vindas. Por isso, tente entregar para seus clientes mais do que eles esperam. Você pode mandar um produto antes do prazo combinado, enviar um brinde junto com o pedido ou dar um vale desconto. Esse tipo de iniciativa parece banal, mas pode ser determinante na hora de fidelizar seus clientes.

Qual a importância da fidelização dos clientes?

Estima-se que os clientes fidelizados podem representar até 65% do faturamento de uma loja. Mais do que ser um número expressivo, essa parcela de consumidores pode atuar na divulgação espontânea da marca, praticando o bom e velho marketing boca a boca. 

No meio rural, muitos produtores tomam decisões levando em consideração a opinião e as informações compartilhadas por pessoas que têm experiências similares, isto é, outros fazendeiros. Na prática, se alguém ouve falar muito bem de sua loja, isso já é um grande passo para que ele venha até você. 

Clientes fidelizados também fornecem feedbacks mais sinceros, que podem ajudar a melhorar o seu negócio. Por ter uma proximidade e uma relação formada, eles auxiliam a identificar um atendimento ruim, a falta de um produto que poderia ter boas vendas, os problemas estruturais da loja e assim por diante. 

Além do mais, é preciso lembrar-se de que adquirir clientes exige um investimento em campanhas estratégicas. Por outro lado, se já estão fidelizados, esse custo torna-se menor e você tem a garantia de que eles voltarão. 

Saber como fidelizar clientes pode não ser tão fácil quanto parece. Ainda assim, vale muito a pena dar atenção às dicas deste post para que o seu negócio tenha números cada vez melhores. 

Agora que você já sabe tudo sobre a fidelização, entenda a importância do treinamento de vendas para a sua equipe!

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